Efacec dá passo em direção ao desenvolvimento das subestações do futuro

A Efacec assinou uma parceria com a Nester, o centro de investigação e desenvolvimento criado pela REN e pela State Grid Corporation of China, na edição deste ano do Cigré. As duas entidades assinaram um acordo de confidencialidade para troca de conhecimento e dados para antecipar a segunda fase do projeto da subestação do futuro.

Tendo já trabalhado com a REN em diversos projetos, este acordo não só reforça a parceria existente como também materializa o compromisso da Efacec para o desenvolvimento de futuras tecnologias para subestações digitais.

Atualmente, as subestações estão a evoluir do conceito tradicional de proteção e controlo para soluções totalmente digitais, englobando a digitalização do station-bus e process-bus, asset management e cibersegurança. A Efacec está ativamente envolvida nesta transição, incluindo por isso novas características nos seus produtos de automação, como a UC 500 e os produtos da série TPU 500.

Durante o CIGRÉ 2018 foram ainda lançados novos produtos como a MCU 500 e o System-Point. Estas soluções, seguras e de alto desempenho, destinadas a subestações digitais, incorporam métodos de gestão e configuração flexíveis e são por isso aplicáveis a uma grande variedade de arquiteturas de sistema.

A Efacec cria valor no setor energético através do desenvolvimento de soluções integradas de alta tecnologia para geração, transmissão e distribuição de energia. Os seus produtos e sistemas estão presentes em mais de 60 países. Com uma aposta contínua em I&D, a Efacec desenvolve produtos e sistemas para as diferentes fases da cadeira de valor do setor energético (transformadores, aparelhagem, automação e controlo). Paralelamente, é fornecedor de serviços de manutenção de alto nível para o setor de energia.

7 Dezembro 2018|Automação|