Arábia Saudita recebeu estreia da Efacec na Fórmula E

Ad Diriyah, na Arábia Saudita, foi a cidade anfitriã da estreia da temporada 5 da Fórmula E, que marcou o início de uma parceria entre a Efacec e a equipa DS TECHEETAH Formula E Team, que detém o título de pilotos da Fórmula E. Apesar de ser a sua estreia na competição, a Arábia Saudita não é um mercado desconhecido para a Efacec.

A Efacec tem vindo a desenvolver negócios na Arábia Saudita e em toda a região do Médio Oriente desde a década de 1990, concentrando-se nos últimos anos no aumento da presença no mercado junto das principais concessionárias de redes de energia, utilities e contratantes em regime de EPC. Os elevados padrões de qualidade e a conceção de produtos fiáveis são os principais ativos valorizados pelos clientes quando escolhem produtos, serviços e soluções “chave-na-mão” da Efacec.

O Médio Oriente é também um mercado estratégico para as Unidades de Negócio de Transformadores e Automação da Efacec. A empresa já forneceu transformadores de potência para a maioria dos países da região. A Efacec tem também importantes projetos de automação na Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Bahrein, onde fornece as principais utilities como fornecedor aprovado na Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Sultanato de Omã. Estão a ser estudados outros ramos de negócio no Médio Oriente para garantir o crescimento futuro do negócio e o apoio contínuo aos projetos que já se encontram em desenvolvimento.

Um dos projetos mais emblemáticos desenvolvidos pela Efacec na região do Médio Oriente situa-se no Dubai e trata-se de um projeto de energia solar, desenvolvido entre 2015 e 2016. Localizada Estação Jebel Ali M, a Efacec venceu um contrato que previa o design, fornecimento e instalação de uma solução completa e integrada de sistema fotovoltaico para fornecimento de energia à rede elétrica. A Efacec foi responsável pela engenharia e construção de uma solução integrada completa para o projeto fotovoltaico.

Na área da mobilidade, a Efacec tem assumido um papel de liderança na região, nomeadamente nos Emirados Árabes Unidos com carregadores para veículos elétricos instalados no MASDAR, DEWA (Dubai Electricity and Water Authority) e mais recentemente com a FEWA (Federal Electricity and Water Authority). O objetivo da Efacec é continuar a crescer na região, cumprindo o seu compromisso de contribuir para um mundo mais sustentável.

Fórmula E como um caminho para aumentar o reach global

A parceria com a DS TECHEETAH visa atingir um dos seus principais objetivos: a entrada no mercado da Ásia Pacífico.

No âmbito desta parceria, a Efacec apoia a equipa DS TECHEETAH Formula E Team. A Efacec encara a Fórmula E como uma plataforma com três objetivos: projeção e posicionamento da marca; plataforma de desenvolvimento de negócios, de forma abrangente e não exclusivamente na mobilidade elétrica, nos cinco continentes; plataforma de desenvolvimento e de aplicação de tecnologias concebidas pela Efacec.

Para a Efacec, a Fórmula E é uma oportunidade para ganhar ainda maior penetração no mercado da mobilidade elétrica e das soluções de carregamentos ultrarrápidos, onde já é um dos maiores players mundiais.

A Fórmula E é a maior competição de carros elétricos do mundo organizada pela FIA (Federação Internacional do Automóvel) e vista como o futuro da Fórmula Um. Composta por 11 equipas e 22 pilotos, a Fórmula E oferece corridas de nível mundial em 12 cidades dos cinco continentes durante os oito meses de temporada do campeonato. A prova traz até às ruas das cidades as rivalidades das corridas, disputadas em cenários emblemáticos como Nova Iorque, Hong Kong, Paris, Roma, Cidade do México, Santiago do Chile ou Marraquexe.

Pioneira no setor da mobilidade elétrica e líder mundial na produção de carregadores rápidos e ultra rápidos para veículos elétricos, a Efacec disponibiliza uma gama completa de carregadores para os segmentos privados, públicos, rápidos, ultrarrápidos e wireless. Atributos como inovação e alta performance refletem um portefólio em constante desenvolvimento que responde às necessidades mais exigentes e emergentes do mercado. Entre os principais clientes da Efacec, na área da Mobilidade Elétrica, contam-se marcas automóveis, operadores de infraestruturas de carregamento e postos de abastecimento, à escala mundial.

O foco da Efacec são os carregadores e a sua integração em redes, sejam públicas ou privadas. Complementarmente, a Efacec tem a capacidade de oferecer soluções “chave na mão”, quer para carga privada, quer pública, incluindo plataformas de suporte à operação. A Efacec tem a capacidade de desenvolver estações de carregamento com equipamentos complementares, como postos de transformação e quadros elétricos. A instalação dos equipamentos, contratos de manutenção, software de gestão da rede, armazenamento de energia, load management e integração com renováveis são apenas algumas das capacidades da Efacec para oferecer soluções integradas. Tanto na cloud como no local, disponibiliza opções com conetividade direta do carregador, fornecendo insights em tempo real e informações valiosas para uma melhor gestão de ativos e de operações por parte de Operadores de Ponto de Carga e utilities ligadas à distribuição de energia.

A empresa está presente, de forma ativa, na maioria dos países europeus, com ênfase nos maiores mercados de mobilidade elétrica, como Alemanha, Inglaterra, Suécia, Noruega, Holanda, Irlanda, Espanha e França, mas também na Europa de Leste. No continente americano, o mercado dos Estados Unidos, que constitui a maior parcela do total de negócios, destaca-se amplamente. A Efacec está também atenta a outros mercados, em especial na Ásia, América Latina e a Oceânia, onde já é dominante em alguns países desta região.