O sucesso da Efacec depende do cumprimento das normas e dos princípios éticos adotados por todos nós. Para assegurar o cumprimento destes princípios, temos disponível a Linha Ética: um canal de comunicação que permite partilhar, de forma segura e confidencial, a ocorrência de práticas contrárias à lei e ao Código de Conduta da Efacec.

Acede aqui à plataforma

Quais são os objetivos da Linha Ética?

Detetar e prevenir eventuais comportamentos irregulares e identificar lacunas, promovendo a adoção das melhores práticas e fortalecer o crescimento sustentável da Efacec, assim como o sucesso e o bem-estar dos colaboradores e stakeholders. Através da Linha Ética exploramos ainda as sugestões de melhoria propostas por vários colegas.

Quando devo contactar a Linha Ética?

Sempre que tiveres conhecimento de situações, comportamentos ou atos contrários à lei e às normas e princípios do Código de Conduta e dos Regulamentos Internos. Os factos reportados são analisados pela equipa da Linha Ética Efacec (Gestão de Pessoas, Jurídico e Compliance e Auditoria Interna), respeitando sempre a confidencialidade.

Os reportes são anónimos?

A Linha de Ética protege a identidade de todos os que ajudam a Efacec a cumprir as suas as normas e os princípios éticos. Assim, os reportes são confidenciais e, se quiseres, também anónimos. Em caso algum, a utilização da Linha Ética poderá dar azo a represálias de qualquer espécie, sobre quem reportar situações irregulares.

Apenas os colaboradores Efacec podem utilizar a Linha Ética?

Não. Também aos fornecedores, clientes e parceiros Efacec, podem comunicar, de forma segura, a ocorrência de práticas irregulares.

Como posso reportar uma irregularidade?

Através da plataforma desenvolvida para a Linha Ética Efacec, disponível aqui.

Acede aqui à plataforma

Agradecemos a todos aqueles que utilizam a Linha Ética, um espaço seguro para expor dúvidas, partilhar preocupações e identificar irregularidades. A Efacec está 100% comprometida com os seus valores e o apoio de todos é fundamental para a criação de uma cultura mais forte!

E não te esqueças: a ética começa em cada um de nós.