O sucesso da Efacec depende do cumprimento das normas e dos princípios éticos adotados por nós e expressos no nosso Código de Conduta.

Para assegurar o seu cumprimento, criámos a Linha Ética Efacec.

Um canal de comunicação que permite partilhar, de forma segura e confidencial, a ocorrência de práticas contrárias ao Código de Conduta.

Porque devo participar?

O desrespeito pelas normas e pelos princípios éticos do Código de Conduta da Efacec pode causar danos reputacionais, legais e financeiros elevados, colocando em causa o bem estar de todos nós e o ambiente social em que nos envolvemos. Nenhum de nós gosta de ver a sua conduta posta em causa e parte de nós ser sempre o bom exemplo.

O que é a Linha Ética Efacec?

É uma linha de reporte gerida por uma entidade independente, credenciada, que permite a todos os colaboradores da Efacec, bem como aos seus fornecedores, clientes, terceiros representantes ou parceiros de negócio, comunicar, de forma segura e confidencial, a ocorrência de práticas irregulares no seio da empresa.

Qual é o objetivo?

Detetar e prevenir eventuais práticas irregulares e identificar lacunas no seio da empresa, promovendo a adoção das melhores práticas e dessa forma fortalecer o crescimento sustentável e duradouro da Efacec e o sucesso e bem estar dos seus colaboradores e stakeholders.

Como posso participar?

Através de um simples telefonema, email ou carta!

Estando garantida a confidencialidade das comunicações e, sempre que solicitado, o anonimato dos utilizadores da linha.

Slide

Quando a devo utilizar?

Sempre que tiver conhecimento da existência de situações, comportamentos ou atos contrários às normas e princípios do Código de Conduta e dos Regulamentos Internos que o complementam.

O que acontecerá?

Os factos que reportar serão alvo de uma análise prévia por parte de uma entidade independente e credenciada, a qual reportará à Comissão de Ética da Efacec, os casos que possam constituir efetivamente uma violação do nosso Código Conduta, respeitando sempre a confidencialidade da sua identidade. A Comissão de Ética da Efacec dará depois seguimento à averiguação formal dos factos comunicados, para os devidos efeitos, de acordo com as normas disciplinares e legais aplicáveis.

É segura?

Em caso algum a utilização da Linha Ética poderá dar azo a represálias de qualquer espécie sobre quem reportar situações irregulares. O funcionamento da Linha, a entidade que a gere, e o procedimento formal da Comissão de Ética, têm como pressuposto a proteção de todos os que ajudem a Efacec a cumprir de forma escrupulosa as normas e os princípios éticos a que se submeteu. Por isso mesmo, as situações de denúncia caluniosa serão igualmente consideradas como desrespeitadores dessas normas e princípios.

Qual é o objetivo?

Erradicar e prevenir eventuais práticas irregulares no seio da empresa, promovendo a adoção das melhores práticas e dessa forma fortalecer o crescimento sustentável e duradouro da Efacec e o sucesso e bem estar dos seus colaboradores.