Quem Somos

O nosso propósito é criar um futuro mais inteligente para uma vida melhor.

Desenvolvemos e disponibilizamos soluções integradas nos campos da energia, mobilidade e ambiente, moldando o futuro das nossas cidades, com a conectividade digital sempre presente.

Com presença em 13 países e vendas em 86, antecipamos e moldamos o futuro através dos transformadores, aparelhagem, service, soluções de automação, sistemas de energia, projetos de ambiente e indústria, transportes e soluções de mobilidade elétrica.

Celebramos, a 12 de agosto de 2023, os 75 anos de Efacec, um marco histórico que reforça a importância estratégica de uma empresa única em Portugal a atuar em setores estruturantes para toda a sociedade e de reconhecida importância em todas as geografias mundiais em que está presente.

São 75 anos a inovar e a aplicar o nosso know how e experiência na criação de produtos e soluções tecnológicas, que promovem a mudança e impactam positivamente a vida de milhões de pessoas em todo o mundo, sustentadas num ADN feito de Inovação, Tecnologia, Pessoas e Sustentabilidade.

A história da Efacec é marcada pelo conhecimento e experiência aplicados à inovação tecnológica e a nossa origem, com mais de 100 anos de história, remonta à fundação, em 1905, da “A Moderna” Sociedade de Serração Mecânica.

Em 1921 “A Moderna” dá origem à Electro-Moderna, Lda., empresa já dedicada à produção de motores, geradores, transformadores e acessórios eléctricos e onde se criaram as competências necessárias para suportar os grandes desenvolvimentos futuros do que viria a ser a “EFACEC”.

A 12 de Agosto de 1948 constituímo-nos como EFME – Empresa Fabril de Máquinas Eléctricas, SARL, dando origem ao nascimento da marca e do projeto Efacec. O capital da empresa estava então distribuído entre a Electro-Moderna, com 20%, os ACEC – Ateliers de Constructions Électriques de Charleroi com igual valor, a CUF – Companhia União Fabril com 45%, estando os restantes 15% distribuídos por outros acionistas.

Após diversas alterações na distribuição do capital, nomeadamente pela saída da CUF, os ACEC passaram a ser acionistas maioritários.

O nome EFACEC – Empresa Fabril de Máquinas Eléctricas, SARL, nasce assim em 1962. No final da década de sessenta a Efacec torna-se umas das primeiras empresas portuguesas cotadas na Bolsa de Valores de Lisboa.

Cerca de 25 anos depois, no contexto da integração na CEE e da saída do capital social da empresa, dos ACEC, então sócio maioritário, teve início um forte período de crescimento nos mercados internacionais e de consolidação do desenvolvimento tecnológico em várias áreas.Já no século XXI, adoptamos um novo posicionamento, que culminou no redimensionamento da estrutura internacional e na simplificação do portfólio.

Em 14 de agosto de 2014 passámos então a designar-nos Efacec Power Solutions, SA. (EPS).

A constituição da EPS inseriu-se no processo de reestruturação que a Efacec Capital, SGPS, S.A. encetou a partir do final de 2013, com o objectivo de alinhar a estrutura societária do Grupo Efacec com os segmentos de mercado abordados e as geografias-alvo.

Subestação Ermesinde

No final de 2014 a Efacec Power Solutions passou a constituir, ela própria, um grupo de empresas que reúne todos os meios de produção, tecnologias e competências técnicas e humanas para o desenvolvimento de atividades nos domínios das soluções de Energia, Engenharia, Ambiente, Transportes e Mobilidade Eléctrica, abrangendo ainda uma vasta rede de filiais, sucursais e agentes espalhados por quatro continentes.

ETAR do Ave

Em outubro de 2015 a sociedade Winterfell Industries adquiriu a maioria do capital da Efacec Power Solutions. Os anteriores acionistas – Grupos José de Mello e Têxtil Manuel Gonçalves – passaram a deter uma posição minoritária no capital da empresa e foram eleitos novos Órgãos Sociais.

2020 foi um ano de mudança acionista para a Efacec. O Conselho de Ministros de Portugal, através do Decreto Lei 33-A/2020, de 02 de Julho, nacionalizou 71,7% do capital social da Efacec Power Solutions, SGPS, S.A.,
a empresa holding do Grupo Efacec, com o objetivo de resolver o impasse vivido no processo de reconfiguração acionista durante o primeiro semestre de 2020, permitindo viabilizar a continuidade da empresa e garantir a estabilidade do seu valor financeiro e operacional.

Os novos Órgãos Sociais foram eleitos a 02 de outubro de 2020.

75 anos depois, virados para o futuro e preparados para novos e importantes desafios, podemos afirmar que somos uma marca de prestígio e uma das maiores empresas industriais do país, graças à nossa resiliência e adaptabilidade, mas, sobretudo, à nossa incessante capacidade de inovar.

A nossa Visão

Antecipar soluções para um mundo sustentável na nova Era energética.

A nossa Missão

Criamos valor com soluções de Energia, Ambiente e Transportes que melhoram o dia a dia de todos, através da integração de diferentes competências e das tecnologias mais inovadoras.

Desenvolvemos pessoas numa organização de aprendizagem e melhoria contínua.

O nosso Propósito

Criar um futuro mais inteligente para uma vida melhor.

Os nossos Valores

Fiabilidade – Somos rigorosos em todas as etapas do nosso ciclo de produção: inovação, criação, desenvolvimento e entrega. Para que os nossos clientes e utilizadores possam confiar em cada solução.

Sustentabilidade – Somos orientados para soluções integradas e eficientes, com um impacto significativo na economia, sociedade e ambiente.

Competência – Somos guiados pela inovação e experiência. O nosso know-how permite-nos pensar cada projeto em todas as suas dimensões, oferecendo soluções integradas e chave na mão.

Audácia – Somos ávidos e perseguimos novos desafios que nos permitam superar as nossas próprias conquistas e antecipar soluções. E é por isso que não temos uma zona de conforto.

Humanismo – Somos uma equipa feita de pessoas e para pessoas. A nossa equipa em conjunto com fornecedores, clientes e utilizadores são parte da nossa essência. Este é o principal motivo para acreditarmos e trabalharmos para um futuro melhor.

Polos Industriais em Portugal

Polo da Arroteia
Polo da Maia