Contribuindo para um aumento de 14% da energia renovável para a produção de eletricidade

A Efacec forneceu à empresa norueguesa Statkraft, líder em energia hidroelétrica e a maior geradora de energias renováveis da Europa, um transformador de potência de 200MVA 132/30 kV, integrado nas quatro centrais fotovoltaicas instaladas em Cádis, designadamente em Jerez de la Frontera – San José del Valle. As novas centrais produzem energia limpa que pode ser fornecida a 120.000 famílias, representando um aumento de 14% da energia renovável para a produção de eletricidade na região andaluza.

Statkraft selecionou a Efacec pela superioridade técnica e know-how que tem demonstrado nos setores da energia, do ambiente e da indústria. Tendo a Efacec já participado em importantes projetos internacionais, destaca-se a intervenção da empresa no desenvolvimento da central fotovoltaica, no deserto de Atacama, no Chile, que atinge os mais elevados níveis de eficiência da sua classe, assim como outros projetos de renováveis chave na mão (solares, eólicos e hídricos) em mais de 10 países.

Créditos da fotografia: Startkrat

Este projeto decorre da forte aposta do governo da Andaluzia na política energética e potencia que se possa tornar numa referência europeia no combate às alterações climáticas, invertendo a dependência nos combustíveis fósseis e reduzindo o impacto económico do custo da energia nos sectores produtivo e industrial.

”Este é mais um projeto relevante que a Efacec desenvolve no mercado espanhol, no qual está presente há mais de 20 anos. A empresa tem sido responsável por contratos emblemáticos com as principais operadoras, contribuindo para a produção de energia renovável, evitando a emissão de gases nocivos e apoiando a transição energética sustentável.” afirma Michael Silva, Administrador Executivo da Efacec, com o Pelouro Comercial.

Carlos Rojas, Head of Procurement da Statkraft no sul da Europa, afirma: “estamos muito satisfeitos com a parceria com a Efacec no âmbito dos projetos que construímos no sul de Espanha e que, atualmente, já fornecem energia limpa e autóctone a 120.000 lares. Depois desta experiência, estamos confiantes de que vamos continuar a trabalhar em conjunto para impulsionar a transição energética através dos nossos projetos renováveis, tanto em Espanha, como em Portugal”.