No dia 31 de janeiro, no polo da Efacec na Maia, a equipa de Automação apresentou o projeto DEMOCRAT (demonstrator of microgrid integrating storage). O resultado do projeto consiste num demonstrador de soluções da Efacec para micro-redes, com integração de ativos de armazenamento de energia elétrica. Estas soluções prometem trazer vantagens e benefícios ao nível da sustentabilidade. O projeto foi cofinanciado pelo programa COMPETE 2020, no âmbito do programa-quadro Portugal 2020.

O evento juntou cerca de 60 pessoas, entre parceiros, clientes e colaboradores das mais diversas áreas da Efacec. Destaca-se a presença de representantes da Agência Nacional de Inovação, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, EDP Inovação, Cooperativa Eléctrica do Vale d’Este (CEVE), Eletricidade dos Açores (EDA), Lablec, Vestas, Voltália e REN, bem como de colaboradores Efacec das áreas de Automação, Renováveis, Gestão de Tecnologia e Serviços Corporativos.

O resultado do projeto DEMOCRAT consiste num sistema demonstrador de soluções para micro-redes, com integração de ativos de armazenamento de energia elétrica. As soluções implementadas permitem dotar as micro-redes de resiliência acrescida, bem como racionalizar e tornar mais eficiente o consumo de energia elétrica. Adicionalmente, permitem promover uma maior integração de geração a partir de fontes renováveis, bem como de ativos energéticos para carregamento de veículos elétricos.

O evento contou ainda com a presença de João Aleixo, da EDA, como orador convidado, que brindou a audiência com uma apresentação sobre micro-redes, partilhando a experiência e perspetiva da EDA.

“A construção de uma sociedade mais sustentável e economicamente descarbonizada é uma das preocupações centrais da Efacec, cujos objetivos estratégicos estão bem definidos e alinhados com as diretrizes nacionais e europeias.”, explica Alberto Bernardo, um dos responsáveis do projeto DEMOCRAT.

O demonstrador do projeto DEMOCRAT está instalado no polo da Maia. É um testbed real apto para ser utilizado como demonstrador das soluções da Efacec para micro-redes, nomeadamente de armazenamento de energia, junto de parceiros e clientes. Este testbed pode também alavancar sinergias com parceiros da indústria ou da academia, em prol da realização de projetos I&DT financiados por programas-quadro nacionais ou europeus.

O desenvolvimento do projeto DEMOCRAT vai ao encontro do plano estratégico da Efacec para a área de tecnologia e inovação, resultando de um investimento direto da empresa em projetos financiados por programas-quadro nacionais e europeus de incentivo à inovação tecnológica.

Este novo projeto vem reforçar o portefólio da Efacec na área das redes inteligentes (smart grids) e dos sistemas de armazenamento de energia, impactando nas soluções de conversão de potência e de gestão de energia, com particular adequação às micro-redes.

Toda a informação sobre o projeto DEMOCRAT está disponível em: http://www.democrat-project.efacec.com/