Lisboa, 25 de maio de 2016 – A Junior Achievement Portugal apresentou no dia 23 de maio, na Fundação Calouste Gulbenkian, 31 Miniempresas criadas por jovens empreendedores do ensino secundário de todo o país, que competiram na nona competição Nacional do Programa ‘A Empresa’.

Os 31 projetos presentes nesta iniciativa foram criados por jovens empreendedores do ensino secundário, profissional e progressão de estudos, no âmbito do programa A Empresa. Neste programa com a duração de um ano letivo, os alunos fazem brainstorming para chegarem a um conceito inovador, pesquisam e informam-se sobre o mercado e desenvolvem um plano de negócios, procuram parceiros de negócio e apresentam-no a potenciais investidores, por forma a desenvolverem a suas capacidades de apresentação em público e comunicação.

A grande vencedora da IX Competição Nacional foi a miniempresa Dynamic Ride que desenvolveu o produto Go Safely para oferecer mais segurança aos ciclistas e motociclistas. Composta por João silva, Marco Cunha, Rúben Sousa e Rúben Patrício, a equipa desenvolveu um dispositivo para bicicletas e motociclos que permite ter uma visão traseira da via sempre acessível e eliminar o ponto cego, receber um aviso da aproximação de outros veículos ou obstáculos por som e visionamento no display e realizar automaticamente uma chamada de emergência em caso de acidente, partilhando a localização através do GPS do Go Safely.

“Participar na Competição Nacional foi sem dúvida uma grande oportunidade e lição de vida. Aprendemos e crescemos muito ao longo deste ano no programa A Empresa. Ganhar o grande prémio, foi a cereja no topo do bolo, ainda mal acreditamos que vamos representar Portugal na Suíça – é com grande honra e orgulho que o vamos fazer. “ explica o Presidente da Dynamic Ride, João Silva.

A miniempresa Tryangle do Colégio Pedro Arrupe venceu o prémio Efacec e vão ter a oportunidade de estagiar durante 5 dias nos escritórios da empresa. A equipa de Lisboa desenvolveu um projetor tangencial que se fica à superfície onde se pretende projetar a imagem sem necessidade de qualquer cabo.

A final do Programa ‘A Empresa’ reuniu os trinta e um melhores projetos nacionais, que passaram por vários desafios durante o presente ano letivo. No total, 155 alunos com idades compreendidas entre os 15 e os 21 anos, provenientes de 16 Concelhos, Beja, Braga, Caldas da Rainha, Cascais, Famalicão, Lisboa, Maia, Montijo, Palmela, Pombal, Portalegre, Porto, Ribeira Grande, Seixal, Vila Real e Vila Real de Santo António, apresentaram os seus negócios para competir pela distinção de melhor Miniempresa do ano letivo 2015/2016.

Para Erica Nascimento, CEO da Junior Achievement Portugal, nesta competição “estiveram reunidos alguns dos mais promissores empreendedores da próxima geração, que tiveram a oportunidade de durante o ano letivo, com apoio de voluntários/consultores, perceber as principais características e funcionamento do mundo empresarial. Desenvolveram competências que serão fundamentais para serem alunos e profissionais mais informados. Acreditamos que o Programa A Empresa é uma experiência transformadora – e que está a contribuir para a criação de uma nova geração de jovens portugueses, capazes de inovar, de construir novas pontes entre a escola e o mundo empresarial, com sentido de missão e sobretudo, cientes de todo o seu enorme potencial.”

No Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian os estudantes fizeram a apresentação das suas Miniempresas perante um júri, constituído por Paulo Neves, Presidente Executivo da PT; Carlos Brandão, Presidente Executivo do Bankinter Portugal; Carla Gomes, Diretora de RH da Embraer; José Miguel Leonardo, CEO da Randstad; Pedro Rocha e Melo, Vice-Presidente da Brisa; Paulo Soeiro de Carvalho, Diretor Municipal da C.M. Lisboa; Nuno Pinto de Magalhães, Diretor de Comunicação e Relações Externas da Central de Cervejas; Nuno Costa, Diretor de Direct Marketing para Ibéria da MetLife; Paula Carneiro, Diretora Recursos Humanos da EDP; António Tomás Correia, Presidente do do Grupo Montepio; Ana Cristina Lança, Diretora de Comunicação da Efacec e João Castello Branco, CEO da Semapa. Este júri avaliou a forma como cada equipa reuniu os critérios da Competição, comparando-os com as restantes miniempresas, em cada etapa.

A grande vencedora desta iniciativa vai agora representar Portugal na Competição Europeia, organizada todos os anos letivos Junior Achievement Europe, este ano, em Lucerna, na Suíça, de 25 a 28 de julho.
Prémios Atribuídos:
• Best Overall Company | Main Sponsors: Central de Cervejas e Bankinter; Sponsor: MetLife – Dynamic Ride, ATEC de Palmela
• Prémio Randstad –  Blooks, Escola Secundária da Maia, Maia
• Prémio Portugal Telecom – El Solutions, Colégio Sagrado Coração de Maria, Lisboa
• Prémio Montepio Geral – Entrepreneurship for Development (EfD), Colégio Luso Internacional de Braga; e LAP, Escola Profissional Magestil, Lisboa
• Prémio Embraer – Trav Bud, Escola Secundária Padre António Vieira, Lisboa
• Prémio Efacec – Tryangle, Colégio Pedro Arrupe, Lisboa
• Prémio EDP – Discovering, Colégio São João de Brito, Lisboa
• Prémio C.M. Lisboa – Clean Dog, Escola Secundária de Vila Real de Santo António, Vila Real de Santo António
• Prémio Brisa – Fold It, Agrupamento de Escolas Clara de Resende, Porto
• Prémio Alumni – Inna Chopyk, Escola Secundária Padre António Vieira, Lisboa
• Prémio Global Enterprise Project (GEP) – Key solutions, Agrupamento de Escolas Rodrigues de Freitas, Porto

Sobre o programa A Empresa:
No programa A Empresa, alunos com idades compreendidas entre os 15 e os 21 anos criam uma miniempresa real com a ajuda de voluntários empresariais e professores. Fazem brainstorming para chegarem a um conceito inovador, pesquisam e informam-se sobre o mercado e desenvolvem um plano de negócios, procuram parceiros de negócio e apresentam-no a potenciais investidores, por forma a desenvolverem a suas capacidades de apresentação em público e comunicação.

Com o apoio e orientação dos voluntários/consultores das empresas associadas e parceiras da Junior Achievement, este projeto educativo direcionado para ensino secundário, profissional e progressão de estudos, promove uma educação sobre conceitos e princípios da economia, empresariais, laborais e digitais, fundamentais para o futuro académico e profissional destes alunos. Ao gerirem uma miniempresa real, os alunos não só aprendem como funcionam as empresas, como desenvolvem competências como a autoconfiança, sentido de liderança, responsabilidade, tomada de decisão, trabalho em equipa, gestão de tempo, conhecimentos digitais, não aversão ao risco e muitos outros.

Este ano letivo participaram no programa A Empresa 5583 alunos de 18 distritos de Portugal.

Sobre a JA Portugal:
A Junior Achievement é uma organização sem fins lucrativos, com programas de educação para o empreendedorismo, literacia financeira e competências para a empregabilidade para jovens do ensino básico ao universitário, que desenvolvem competências nos alunos de resolução de problemas, criatividade, iniciativa, trabalho em equipa, organização, cidadania, responsabilidade pessoal, capacidade digital e visão de como funcionam as organizações. Através do princípio de learn by doing os alunos que participam nos programas como o A Empresa, erram, repetem, falham de novo e assim, aprendem. Interagem com as comunidades à volta das escolas e colocam as suas ideias em prática.