Já se encontra em circulação a nova linha 128 da rede Maré, que liga diretamente a estação de Metro da Trindade à Efacec, na Arroteia. O novo percurso (Baixa do Porto – Leça do Balio) representa um conjunto de inúmeros benefícios para os colaboradores da Efacec, que se associou à rede Maré na criação e desenvolvimento da linha. Mais rapidez, mais acessibilidade e mais flexibilidade é tudo aquilo que os utilizadores podem esperar da 128. A viagem inaugural foi assinalada hoje, com uma conferência de imprensa que teve lugar na paragem final: o Centro Lionesa.

E se fosse possível chegar da Trindade à Arroteia em pouco mais de 10 minutos? E se esse trajeto fosse realizado por transportes públicos? Agora é realidade. Com um percurso repleto de benefícios, a nova linha 128, uma iniciativa da Câmara Municipal de Matosinhos e da ViaMove, constitui a solução de mobilidade pendular entre casa e trabalho para os colaboradores Efacec, que podem beneficiar da diminuição do custo de acesso e da melhoria das condições de operação. “É uma honra para a Efacec poder estar associada a este projeto, que traduz um investimento naquele que consideramos ser o nosso melhor asset: as pessoas. Existe um mundo de vantagens na utilização desta nova linha, para os colaboradores e também para as empresas, claro. A criação do novo percurso traduz a vontade da Efacec de apoiar os municípios na melhoraria das suas infraestruturas de transporte, transformando as cidades em ecossistemas mais sustentáveis e smart.”, explica Ângelo Ramalho, CEO da Efacec.

A 128 pretende assim responder uma necessidade já há muito identificada: servir os habitantes do concelho e os mais de dez mil colaboradores de toda a área empresarial situada à margem da Via Norte. Nos dias úteis, os colaboradores Efacec poderão escolher o horário mais conveniente entre 18 viagens diárias, com paragem nas imediações das principais estruturas empresariais da zona, a poente e a nascente da Via Norte. A nova linha estará integrada no sistema Andante, sendo assim possível beneficiar de todas as condições do Passe Único.

Integrada no processo de renovação e requalificação da rede de transportes públicos de Matosinhos, e no âmbito das diretrizes da Nações Unidas para o desenvolvimento de um sistema de transporte público mais seguro, acessível e sustentável, a criação da nova linha assegurará um serviço de transporte que garante ligação com a rede ferroviária (Estação de S. Bento), com todas as linhas de Metro e com as várias linhas rodoviárias na zona da Trindade.