A Mutares e o Governo português acabam de concluir o negócio de aquisição do grupo Efacec, chegando assim ao fim um processo de privatização que foi complexo e longo, mas que teve sempre presente o objetivo de assegurar o futuro e a continuidade da nossa atividade. Com uma experiência reconhecida em tecnologia e engenharia e com um portfólio ímpar de empresas internacionais, nos mais variados segmentos, o grupo multinacional Mutares trará a estrutura de capital adequada, para que a Efacec possa retomar a sua posição de liderança no mercado, através de uma rigorosa gestão das operações e de um ciclo de desenvolvimento de produto, que se pretende cada vez mais ágil.

É o momento para acelerarmos o processo de transformação em curso, onde a experiência e o talento que nos caracterizam, aliados ao rigor de gestão e de execução, serão os pilares de um futuro que promete uma capacidade redobrada para pormos em prática o que melhor sabemos fazer.

Nesta data importante, juntam-se assim duas relevantes realidades. A uma agenda global de energia para os próximos anos, que apela à descarbonização, e na qual a Efacec participa com o seu conhecimento especializado e experiência, junta-se a solidez financeira de um grupo multinacional, cotado em bolsa, com um portfólio diversificado e complementar, em alguns segmentos. Uma conjugação que faz com que a Efacec seja a empresa certa no momento certo.

Seguimos assim, no ano em que celebramos 75 anos sobre a fundação da Efacec, em condições de retomar e dinamizar o nosso caminho de forma plena.

Um feito que não teria sido possível sem a colaboração e o talento de todos os nossos stakeholders, num processo em que a contribuição de cada uma das partes foi muito importante para o todo. Graças à confiança e resiliência que todos demonstraram, vencemos este longo e árduo processo mostrando que a Efacec é feita de pessoas que, num espírito cooperativo contínuo, consubstanciam uma casa repleta de talento, coragem e determinação.

Estendemos o nosso profundo agradecimento às equipas Efacec, bem como aos nossos parceiros, fornecedores e anteriores acionistas, nomeadamente à Parpública, que esteve sempre ao lado da Efacec e disponível para ir ao encontro de soluções que garantissem a viabilidade do grupo.

Convosco, um amanhã mais certo começa hoje.

Ângelo Ramalho
CEO, Efacec Power Solutions
02 novembro, 2023