No dia 15 de dezembro, o auditório da Efacec no polo da Arroteia, em Matosinhos, foi o palco escolhido para reunir o Conselho Estratégico da Plataforma Ferroviária Portuguesa (PFP). O convite lançado pela Efacec para a organização do evento estendeu-se ainda à realização da Assembleia Geral da PFP.

Na última reunião do ano do Conselho Estratégico, a apresentação das conclusões decorrentes do 1º Workshop dos Grupos de Trabalho Temático da PFP foi um dos temas principais, tendo estado ainda em debate os diversos investimentos em curso no setor ferroviário, urgentes e relevantes na atual conjuntura política nacional.

O evento, que procurou cimentar o conhecimento mútuo entre as entidades que constituem o Conselho Estratégico, contou com a presença do Eng. Frederico Francisco, Secretário de Estado Adjunto e das Infraestruturas, e com representantes das principais entidades do Conselho, entre as quais a Alstom; APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo; Fertagus; Incomef; ISEL – Instituto Superior de Engenharia de Lisboa; Medway; Metro do Porto; Sermec II; Siemens Mobility e Somafel.

Em 2024, a PFP terá como principais objetivos potenciar negócio entre os seus associados, a nível nacional e internacional, incentivando a investigação e inovação em todo o setor ferroviário e aumentando a competitividade e visibilidade dos seus associados.

A PFP é o cluster da ferrovia em Portugal, que reúne todos os principais stakeholders do setor, promovendo a análise e discussão de todos os projetos e desafios da indústria ferroviária. Desde a fundação do projeto, a Efacec tem sido uma das principais empresas envolvidas, representando assim a indústria responsável pela construção de algumas das maiores infraestruturas metro-ferroviárias em Portugal.