Efacec vence concurso para expansão do Metro de Copenhaga

A Efacec, em consórcio com a empresa austríaca Rhomberg, venceu o concurso para a expansão do Metro de Copenhaga, na Dinamarca. Com este negócio, a empresa portuguesa reforça a sua presença no setor dos transportes no mercado do norte da Europa. A conclusão do projeto está prevista para 2023.

Este concurso, destinado à construção da via e eletrificação de uma extensão das linhas do metro, vai permitir 4,6 km de linha dupla, levando o metro de Copenhaga até à comunidade de Sydhaven, o que representa o acréscimo de mais cinco estações à atual rede.

A Efacec será responsável por duas subestações de tração, incluindo em cada uma delas o suporte de energia às estações adjacentes, três subestações de energia para alimentação de outras tantas estações, uma sexta subestação para suporte a um poço de ventilação, a instalação do anel de 10 KV ao longo do túnel e o sistema SCADA.

Para além deste projeto em Copenhaga, a Efacec esteve envolvida na construção de vários outros projetos de transporte, nomeadamente os sistemas de Metro Ligeiro do Porto (Portugal), Dublin (República da Irlanda), Bergen (Noruega) e Odense (Dinamarca). A empresa tem apostado fortemente no mercado europeu, tendo sido selecionada para colaborar com os clientes mais exigentes. A aposta contínua na inovação tecnológica e na oferta de soluções integradas e customizadas são fatores-chave para a capacidade competitiva da Efacec, que tem sido reconhecida com a conquista de vários negócios relevantes no setor dos transportes.

Com uma cadeia de valor abrangente, a Efacec atua na geração, distribuição e transmissão de energia; design, engenharia, construção e manutenção de sistemas integrados (EPC – Engineering, Procurement and Construction) para os setores da energia, ambiente, indústria e transportes; e desenvolvimento de soluções de Mobilidade Elétrica e a sua comercialização. O Grupo Efacec está presente em mercados estratégicos como a Europa, os Estados Unidos da América, a América Latina, Ásia, Médio Oriente, Magrebe e África do Sul.