A Efacec concluiu o Metro Ligeiro de Odense, na Dinamarca, que constituiu um dos maiores projetos de engenharia nacional, bem como o mais complexo e abrangente, ao nível de aplicação de valências, realizado a nível internacional na área da mobilidade pela Efacec. O contrato foi iniciado em junho de 2017 e ascendeu a 50M€, refletindo a dimensão e a integração de soluções prestadas pela empresa.

O consórcio no qual a Efacec se integra, com as construtoras COMSA (espanhola) e MUNCK (dinamarquesa), foi escolhido para este projeto pela sua superioridade técnica e experiência, tendo-se destacado no processo de consulta ao mercado, que envolveu os maiores players internacionais do setor. A Efacec foi responsável por desenvolver e instalar a componente eletromecânica do projeto, tendo a sua tecnologia sido integrada em todos os sistemas de energia, telecomunicações, sinalização e centros de comando.

Adicionalmente às exigências típicas de um projeto com as caraterísticas das do Metro Ligeiro de Odense, de elevada complexidade e sofisticação tecnológica, a Efacec teve de dar resposta aos mais diversos desafios durante a fase deimplementação do projeto. Desde a execução em plena crise pandémica do Covid-19, até à resolução de condicionantes de circulação de pessoas e de trânsito (viaturas e bicicletas), no decurso da obra, numa cidade sem experiência de convivência com um sistema de metro.

O Metro Ligeiro de Odense foi inaugurado este sábado, dia 28 de maio, cinco anos depois do projeto ter sido adjudicado ao consórcio da Efacec. Integra 14 quilómetros de linha, 26 estações de superfície, um centro de comando, 16 veículos e 56 cruzamentos. Estima-se que diariamente serão transportados 35.000 passageiros. É um projeto notável e emblemático que moldará o futuro de Odense, com soluções integradas nos campos da energia, mobilidade e ambiente, com a conetividade digital presente, áreas core da Efacec.

Para Ângelo Ramalho, Chairman e CEO da Efacec, “a inauguração do Metro Ligeiro de Odense, é mais uma evidência da competitividade tecnológica da Efacec e da capacidade de execução das nossas equipas, nos mais diversos ambientes. O Metro Ligeiro de Odense é um projeto emblemático na área da mobilidade e é um showroom vivo das diversas competências tecnológicas necessárias à execução de um projeto desta natureza. Todas desenvolvidas e entregues pela Efacec.”

“A importância do projeto, a grande diversidade e integração de soluções tecnológicas fornecidas e a execução eficiente do projeto, permitem à Efacec reforçar a sua competitividade e consolidar o seu lugar referência no setor mundial metro-ferroviário”. acrescenta o mesmo responsável.

No portfólio Efacec, o projeto do Metro Ligeiro de Odense é o que integra o maior número de sistemas e valências made byEfacec: subestações de tração, catenária, sinalização ferroviária, comunicações, informação ao público, videovigilância, telefonia, sistema de localização de veículos e o centro de controlo.

Pedro Pinto, diretor da Unidade de Transportes da Efacecreforça que “A Efacec é, a nível nacional, a única empresa com as competências em todas as vertentes tecnológicas exigidas pelo projeto. Para a sua conquista foi essencial o sucesso no Metro de Dublin e de Bergen, assim como de outros projetos emblemáticos na área da mobilidade inteligente e sustentável, desenvolvidos pela Efacec no mercado nacional e internacional.

Para Soren Thrane – director tecnico Odense Letbane:

“A maior parte da populacao está entusiasmada e ansiosa pelo início da circulação do metro. Destaco a sustentabilidade do projeto, que utiliza energia proveniente de rede elétrica, com origem em fontes eólica e hidoreletricas.
O projeto foi extremamente desafiante e dele retiraremos diversos ensinamentos para o futuro. Para este sucesso foi determinante o a fiabilidade da tecnologia dos sistemas Efacec. Elogio a elevada quailidade e profissionalismo de toda a equipa.”

A experiência da Efacec no fornecimento de sistemas eletromecânicos para Metros e Metros Ligeiros remonta há mais de 25 anos, tendo-se iniciado com o fornecimento de subestações para o Metro de Lisboa. Dessa data até ao momento, os projetos foram-se sucedendo. Em 1997 a Efacec teve uma participação muito significativa na construção da rede do Metro do Porto, a que se seguiram múltiplos projetos semelhantes em diversas geografias: Messina (Itália), Tenerife e Cádiz (Espanha), Argel, Oran e Constantine (Argélia), Nottingham (Reino Unido), Rio de Janeiro (Brasil), Dublin (Irlanda) e Bergen (Noruega).

Atualmente a Efacec está a participar na construção da Fase 4 do Metro de Bergen (Noruega), da Linha Sydavnen do Metro de Copenhaga (Dinamarca) e da extensão da Linha Amarela e nova Linha Circular do Metro do Porto (Portugal).