Soluções eficientes, seguras e fiáveis contribuem para a descarbonização

A Efacec concluiu o projeto de I&D DigiLightRail, que inclui uma solução Automatic Train Protection (ATP) com base num sistema unificado de comunicação sem fios, bem como uma ferramenta de engenharia que permite a simplificação, digitalização e automatização dos processos de desenho, engenharia, configuração e teste dos sistemas de comando e controlo, que visa eliminar a possibilidade de acidentes.

A solução desenvolvida, no âmbito do Programa Portugal 2020, em parceria com o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), permite concentrar num único equipamento as várias funções que implicam a comunicação entre os veículos e os sistemas na via, sendo significativa a redução da complexidade e custos da instalação e manutenção.

A componente de ATP adiciona uma camada extra de segurança, ao garantir o cumprimento dos limites de velocidade e das indicações dos sinais, mesmo em caso de erro do condutor, reduzindo assim a possibilidade de acidentes. Para José Mário Fonseca, gestor de tecnologia do projeto da Efacec: “Este é mais um projeto relevante que a empresa desenvolve no setor ferroviário, evidenciando a elevada sofisticação e competência da Efacec na área de sinalização de metros ligeiros, através do desenvolvimento de soluções de automação seguras, fiáveis e eficientes”.

O projeto contou com a participação do INESC TEC na elaboração das ferramentas de automação, concretamente na componente de validação por métodos formais.

“A parceria com o INESC TEC, com quem a Efacec tem mantido uma relação estreita de vários anos, foi desenvolvida com muito sucesso permitindo trazer para o mundo industrial conhecimento teórico sólido de forma a criar um grupo de trabalho com competências tecnológicas avançadas”, afirma José Mário Fonseca.

“Este projeto também mostrou a relevância dos métodos formais que se investigam no INESC TEC no desenvolvimento de software de segurança-crítica, como é o caso da ferrovia”, acrescenta José Nuno Oliveira, coordenador do INESC TEC e docente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho.

Esta solução possibilita a utilização de métodos e tecnologias avançadas para a simplificação e automatização do controlo dos veículos. Consiste na combinação de sistemas modernos de sensorização e monitorização com tecnologias Efacec, oferecendo uma solução de automação segura, fiável e eficiente e colocando a empresa num patamar de elevada sofisticação e competência na área de sinalização de metros ligeiros.

A estes projetos seguiram-se múltiplos trabalhos semelhantes em diversas geografias como: Messina (Itália), Tenerife e Cádiz (Espanha), Argel, Oran e Constantine (Argélia), Nottingham (Reino Unido), Rio de Janeiro (Brasil), Dublin (Irlanda), Bergen (Noruega), Odense (Dinamarca) e, atualmente, na extensão da Linha Amarela e nova Linha Rosa do Metro do Porto (Portugal).