Efacec produz e instala maior transformador de Angola

A Efacec produziu e instalou o maior e mais potente transformador em Angola. Trata-se do primeiro de sete transformadores que equipam a Central Hidroelétrica, situada na província de Malanje.

A entrada em funcionamento do transformador permitirá escoar a energia produzida no primeiro grupo gerador da barragem, beneficiando mais de oito milhões de pessoas e o desenvolvimento das regiões norte, centro e sul do país.

Localizada entre as províncias do Cuanza Norte e Malanje, a central hidroelétrica de Laúca, em construção desde 2012, é a terceira barragem em construção no leito do rio kwanza, depois de Cambambe e Capanda e irá dispor de uma capacidade de produção de 2070 megawatts.

O transformador trifásico foi produzido no Pólo Industrial da Efacec na Arroteia, em Portugal, para a Andritz Hydro, tem uma potência de 371 MVA e níveis de tensão de 400/18 kV e solução de fases dissociadas. Esta solução desenvolvida pela Efacec, com expedição separada das fases do transformador, permitiu o transporte com sucesso deste equipamento de grandes dimensões para locais de difícil acesso. A equipa local da Efacec assegurou o acompanhamento da máquina, desde a sua chegada ao porto de Luanda até Laúca, assim como todas as operações de montagem, enchimento, ensaios e assistência à colocação em serviço.

 

8 Agosto 2017|Servicing, Transformadores|