De 11 a 14 de junho, Lisboa é palco do “Africa Energy Forum” (AEF), um dos maiores encontros dedicados aos setores de energia, infraestrutura e indústria do continente africano, que se vai realizar pela primeira vez em Portugal. A Efacec é uma das entidades anfitriãs do evento, que vai reunir membros do Governo português e de países africanos, representantes de instituições internacionais, como o Banco Mundial, FMI e União Europeia, para além de dezenas de empresas e iniciativas ligadas ao setor energético em África. São esperadas mais de 1.500 pessoas nos quatro dias do evento.

A 21.ª edição do “Africa Energy Forum” terá lugar no Centro de Congressos de Lisboa. Caberá ao CEO da Efacec, Ângelo Ramalho, uma das intervenções de boas-vindas do evento, no dia 11 de junho. Esta será uma oportunidade para sublinhar a intervenção da empresa no mundo e, em particular no continente africano, onde a Efacec marca presença há mais de 50 anos, continuando a contribuir ativamente no desenvolvimento de projetos para solucionar os problemas de acesso à energia nesta região do globo.

A Efacec vai estar igualmente envolvida nos painéis de discussão, com destaque para o dia 13 de junho: David Claudino, Diretor da Unidade de Negócios de Energia, no painel “The Rise of Solar in the Energy Mix”; Duarte Ferreira, Global Business Development Director, no painel “Development and Implementation of Regional Hydro Projects and Growing Relevance of Mini Hydro” e Miguel Vales, Strategic Marketing Director, no painel “The Crucial Role of Multilateral Institutions in Financing Energy Acces and Efficiency”.

A Efacec tem uma presença histórica em África. Além da ligação estreita com países africanos de expressão portuguesa, a Efacec pretende ser um ator relevante em todo o continente. Desta forma, a empresa está atualmente ativo em outros mercados africanos, incluindo a Costa do Marfim, Egito, Quénia, Etiópia, Tunísia, Argélia e Marrocos. Entre as prioridades para investimentos futuros, a Efacec identifica oportunidades em redes elétricas de vários países na parte Central, Ocidental e Norte do continente.

Em diferentes pontos do continente a Efacec tem desenvolvido e participado num conjunto vasto de projetos, nomeadamente nas áreas de transmissão e distribuição de energia, produção de energia, tratamento de água e resíduos e parques fotovoltaicos. Nota para a construção e fornecimento de um transformador para a Barragem de Laúca (Angola); fornecimento de SCADA e Centro de Controlo de Distribuição de Energia para as regiões de Luanda e norte de Angola; Metros ligeiros de Orã e de Constantina (Argélia); subestação de Mamba, com capacidade 220kV (Ruanda) e a Estação de Tratamento de Água de Ait Massaoud (Marrocos).

Com uma presença abrangente na cadeia de valor de Energia, Mobilidade e Ambiente, a Efacec atua como fornecedor de soluções e de sistemas integrados EPC (Engineering, Procurement and Construction) e parceiro de serviços O&M (Operations & Maintenance).  A Efacec está presente em mercados estratégicos como a Europa, os Estados Unidos da América, a América Latina, Ásia, Médio Oriente, Magrebe e África Subsariana.