Efacec com resultados positivos em 2016

  • Primeiros resultados positivos desde 2012

  • Receitas aumentam para 431,5 milhões de euros

  • EBITDA sobe e atinge 34,9 milhões de euros

  • Encomendas ultrapassam os 400 milhões de euros

  • Assume-se cada vez mais como player de relevo nos setores energético, ambiental e de mobilidade

  • 76% da atividade da Efacec destina-se à exportação

A Efacec Power Solutions fechou o exercício de 2016 com 431,5 milhões de euros de receitas (mais 15,5 milhões de euros em relação a 2015), um EBITDA de 34,9 milhões de euros e um resultado líquido de 4,3 milhões de euros (que compra com -20,5 milhões de euros em 2015).  O processo de transformação que a empresa tem vindo a desenvolver deu os seus frutos também ao nível financeiro, permitindo que passasse para um rácio de Dívida Líquida / EBITDA de 2 (em 2015 este rácio estava no nível 4).

Os resultados relativos ao exercício de 2016 foram apresentados esta terça-feira, 9 de maio, num encontro que contou com a presença do CEO, Ângelo Ramalho.

Para Ângelo Ramalho, “a inversão da performance negativa anterior, que foi alcançada em 2016, assim como os contratos e parcerias celebrados ao longo do ano, demonstram que a Efacec possui o talento e as competências tecnológicas e de gestão assim como a confiança dos clientes e parceiros de negócio para se assumir, cada vez mais, como um player de relevo nos setores energético, ambiental e de mobilidade”.

Outro dado em destaque na performance da Efacec diz respeito à presença internacional, verificando-se que aproximadamente 80% da sua atividade é desenvolvida em mercados externos. No que concerne a receitas por país ou mercado de atuação, Portugal encabeça a lista com 103,1 milhões de euros, seguindo-se América Latina (55,6 milhões de euros), Reino Unido e Irlanda (54,2 milhões de euros), Angola (48,5 milhões de euros) e Europa Ocidental (32,5 milhões de euros).

“A Efacec assume-se hoje como uma empresa com uma vocação fortemente exportadora. Esta exposição, cada vez maior, à envolvente internacional, conjugada com o nosso amplo portefólio de negócios, permite-nos mitigar o risco global da atividade mas também nos coloca desafios cada vez maiores”, afirma Ângelo Ramalho.

A Efacec encontra-se organizada em oito unidades de negócio, agrupadas em Produtos de Energia (Transformadores, Service, Aparelhagem e Automação), Sistemas (Energia, Ambiente e Indústria e Transportes) e Mobilidade Elétrica (estações de carregamento lento e rápido para veículos elétricos). Os contributos mais significativos para o total de receitas do grupo foram dados pelos segmentos Transformadores (146,3 milhões de euros), Aparelhagem (61,8 milhões de euros), Energia (90,9 milhões de euros) e Ambiente e Indústria (46,5 milhões de euros).

Em 2016, a Efacec conquistou alguns projetos emblemáticos, que atestam as competências e know-how do grupo, nomeadamente o contrato com a Porsche para o fornecimento “chave-na-mão” dos primeiros equipamentos do mundo a disponibilizar uma potência de 320 KW para carga de veículos elétricos com tensão elevada; a liderança por parte da Efacec do consórcio que ganhou o concurso internacional para o 11.º Plano para a Rede de Transporte de Energia Elétrica da Tunísia, ficando a empresa responsável pelo fornecimento das subestações elétricas; a conclusão no Chile do projeto EPC global “chave-na-mão” do Parque Solar Fotovoltaico de 24,8 MWp, localizado no deserto de Atacama; o fornecimento à DUKE Energy de dois transformadores GSU de tecnologia Shell para integração na Central Nuclear de McGuire; e a adjudicação pela Reno-Nord, empresa municipal dinamarquesa, do projeto e execução de uma estação de triagem de resíduos sólidos domésticos.

O foco no futuro e em prosseguir com uma trajetória positiva na gestão da empresa é um objetivo central para a liderança do grupo. “A Efacec tem uma história e credenciais firmadas ao longo de décadas. A nossa ambição tem de ser que os atuais e potenciais clientes, assim como fornecedores e concorrentes, percecionem a Efacec como uma empresa credível e competitiva em todas as unidades de negócio em que estamos apostados”, afirma Mário Leite da Silva.

Visão estratégica Efacec 2020 é linha orientadora para novo ciclo na empresa

No início de 2016, a Efacec lançou uma reflexão estratégica para o período 2016-2020, denominada Efacec 2020, com o objetivo de repensar o grupo nas suas diferentes vertentes, nomeadamente produtos e serviços, competências, mercados, clientes, organização e modelo de governo. Esta visão estratégica visou inverter a performance financeira e operacional negativa dos últimos anos, a redefinição do perímetro de negócios, o desafio da rentabilidade nas diferentes linhas de produtos e serviços e a necessidade de fortalecimento da cultura da empresa.

O programa Efacec 2020, desenvolvido num processo colaborativo e inclusivo, foi estruturado em cinco pilares estratégicos: Inovação Tecnológica, Excelência Operacional, Proatividade Comercial, Foco no Cliente e Desenvolvimento do Talento. Em conjunto estes pilares visam recuperar a Efacec enquanto empresa e marca de referência; focar num portefólio de produtos abrangente; apostar na inovação e disrupção tecnológica e reforçar a eficiência e melhoria contínua, os mecanismos de gestão de risco e controlo de gestão.

Para Ângelo Ramalho “2016 foi um ano muito importante para a Efacec pelo lançamento de um amplo projeto de transformação, visando assegurar a competitividade e sustentabilidade da empresa e reafirmá-la como uma marca de referência à escala nacional e internacional”.

“A performance da Efacec em 2016 demonstra que a Efacec tem portefólio de negócios e talento necessário para criar valor para os nossos clientes, acionistas e colaboradores. Efetivamente, os resultados alcançados não teriam sido possíveis sem o compromisso, dedicação e trabalho árduo dos nossos colaboradores”, conclui o CEO da empresa.

Até 2020 a Efacec Power Solutions tem como ambição crescer em volume de negócio; estar entre as 3 marcas top-of-mind no domínio da Inovação e Tecnologia; ser uma das empresas de referência para recém-licenciados nas áreas da Engenharia, Gestão e Marketing e uma das empresas, à escala nacional e internacional, de reconhecida excelência ao nível da ética, sustentabilidade e desenvolvimento de talento.

Sobre a Efacec Power Solutions

A Efacec Power Solutions (EPS) é uma empresa portuguesa com vasta presença internacional que produz produtos para Transmissão e Distribuição de Energia (transformadores, service, aparelhagem de média e alta tensão e automação), opera em sistemas integrados (EPC – Engineering, Procurement and Contracting) para os setores de Energia, Ambiente, Indústria e Transportes Ferroviário e desenvolve soluções para Mobilidade Elétrica, nomeadamente sistema de carregamento de energia.

Com 2330 colaboradores, dos quais 2 mil em Portugal, a EPS desenvolve a sua atividade em mercados estratégicos, nomeadamente Espanha, Europa Central, Estados Unidos da América, América Latina, Brasil, Magrebe, África Austral e Índia.

Consulte o Relatório e Contas 2016