Efacec foi caso de estudo no
Innovation Now! 2016 do BEST Aveiro

Realizou-se no Edifício Central e da Reitoria da Universidade de Aveiro,
nos dias 2 e 3 de Novembro.

Sendo a inovação tecnológica um dos propulsores do progresso científico, o Innovation Now! é um simpósio anual de partilha de ideias, conhecimentos e experiências entre profissionais e estudantes que vivem a inovação no seu dia-a-dia. Em 2016 contou com a realização de Palestras, Workshops de Soft Skills, Round Tables, resolução de Casos de Estudo e com um Concurso de Pitching. A interdisciplinaridade, o espírito criativo e o empreendedorismo foram conceitos altamente valorizados.

O Caso de Estudo apresentado no dia 2, ao final da manhã, pelo Gabinete de Gestão de Tecnologia da Efacec e pela Efacec Electric Mobility, e com a Prova a decorrer entre as 13:45h e o final da tarde, contou com a participação empenhada de cerca de 30 alunos de várias áreas da Universidade e foi dedicado ao tema a “Mobilidade Elétrica, uma área incontornável e em expansão”.

A generalização do uso de veículos elétricos e a consequente difusão da infraestrutura necessária para o carregamento das suas baterias trazem novos desafios de negócio, com esta infraestrutura a permitir o interface à rede elétrica, a comunicar com o seu utilizador e a ser uma fonte de informação sobre o veículo e o seu perfil de utilização. A forma como o utilizador usa esta infraestrutura desafia-nos a criar novos serviços de valor acrescentado para o cliente e que podem gerar valor para os stakeholders envolvidos.

Foi neste contexto que os participantes na prova foram desafiados a propor sugestões sobre novos serviços adicionais ao carregamento, que potenciem a infraestrutura e a sua informação, a analisar os modelos de negócio possíveis para estes serviços e a criar cenários que permitam a avaliação do valor gerado.

Ainda no dia 2 a Efacec apresentou em palestra as suas áreas de atividade, estrutura organizacional, relações de parceria com a academia e forma de promover a inovação, Valor presente no ADN da empresa, focando-se nalguns projetos que são exemplos concretos da investigação aplicada e que visa criar valor nos produtos desenvolvidos na Companhia.

Já no dia 3 a Efacec Academy e a área de QAS é Qualidade, Ambiente e Segurança na Efacec participaram na Round Table  “Where do good ideas come from” dedicada ao debate de questões como:

  • Existirá uma receita para a geração de ideias inovadoras que possam ser exequíveis?
  • Como pôr um grupo de pessoas com diferentes talentos e influências a pensar no mesmo âmbito?
  • Qual a importância do tipo de educação na nossa capacidade criativa?
  • Como podemos potenciar a capacidade inovadora no ambiente educativo?
  • Qual a influência do ambiente que nos rodeia na geração de ideias?
  • Pensar em grupo vs pensar individualmente
  • O erro: a chave para inovar com sucesso?
  • Inventar, reinventar ou reutilizar?
  • Ideias de génio – será a sua existência uma realidade ou um mito?
  • Será possível forçar a criação de uma ideia?
  • Como conseguir colocar um grupo de pessoas a pensar sobre problemas na vanguarda da época?

CURIOSIDADES

SOBRE O BEST

O BEST (Board of European Students of Technology) é uma organização europeia sem fins lucrativos, não governamental e apolítica para estudantes das áreas de Ciências, Tecnologias e Engenharias. Através dos 95 grupos locais presentes em 33 países de toda a Europa, assenta a sua atividade numa rede de estudantes inovadora, flexível e dinâmica, que conta atualmente com 1.300.000 estudantes e que está em constante crescimento.

SOBRE O BEST AVEIRO

Fundado oficialmente em 2010, o Grupo Local BEST Aveiro, sediado na Universidade de Aveiro, conta com cerca de 45 membros ativos das áreas de Ciências, Tecnologias e Engenharias. Ao longo dos seus 6 anos de história, distingue-se pela diversidade e qualidade de eventos organizados. Estes abrangem tanto os estudantes a nível local, como nacional e europeu, focando-se ainda no próprio desenvolvimento dos membros da Associação, para que estes estejam em constante progressão e aprendizagem.
O BEST Aveiro oferece aos estudantes a oportunidade de participação em eventos que visam a complementaridade dos seus estudos, organizando anualmente 5 competições na área científico-tecnológica, formações em soft ou hard-skills, um curso sazonal e um simpósio de inovação tecnológica. Com vista a estreitar a relação entre estudantes e empresas, o BEST Aveiro organiza ainda duas feiras de emprego anuais, oferecendo aos estudantes oportunidades relevantes para o seu futuro profissional e às empresas maior facilidade de comunicação e recrutamento da comunidade académica.