Efacec presente na terceira corrida da Formula E realizada no Chile

Depois da passagem por Ad Diriyah e por Marraquexe, Santiago do Chile foi o palco da 3.ª corrida do calendário da Fórmula E, que teve lugar a 26 de janeiro.

O Chile constitui, atualmente, um dos principais mercados para a empresa na América Latina. Reconhecida pelo desenvolvimento de centrais fotovoltaicas e pelo fornecimento de subestações de energia, a Efacec tem no Parque Solar de São Pedro de Atacama, com mais de 186 mil painéis fotovoltaicos, 51 inversores e uma produção anual de eletricidade superior a 170GWh/ano.

Efacec no Chile

Localizado na periferia de São Pedro de Atacama, o Parque Solar de São Pedro de Atacama constituiu um desafio para a Efacec, que desenvolveu uma solução EPC (Engineering, Procurement and Construction) ’chave-na-mão’, integrando engenharia de detalhe, compras, logística, obras de construção, estudos arqueológicos e levantamento detalhado do terreno.

Para responder às dificuldades da localização, como libertação de poeiras provenientes da área de minas, a Efacec encontrou soluções inovadoras, que se traduziram na realização de um robô para limpeza dos painéis solares, sem água. Projeto esse que conquistou um prémio de inovação.

Ainda na área da energia solar, a Efacec desenvolveu o parque La Blanquina, na região de O’Higgins, que ocupa uma área de cerca de 20 hectares e que terá uma capacidade de produção anual superior a 26 GWh, o equivalente à energia consumida por mais de nove mil lares.

Contando uma equipa local de 29 pessoas, a Efacec tem apostado, de forma estratégica, no alargamento de negócios no país e na afirmação do Chile como uma rampa de lançamento para países vizinhos, como Peru, Bolívia, Paraguai e Uruguai.

Desde 2018, a empresa reforça a sua presença local e capacidade para realizar projetos de Automação para redes de distribuição e transmissão de energia, ao mesmo tempo que procura manter a presença estratégia ao nível de Transformadores e Aparelhagem. A Mobilidade Elétrica é também uma aposta da Efacec no Chile, considerado um mercado com elevado potencial.

Pioneira na Mobilidade Elétrica e líder mundial em carregamento ultrarrápido

A Efacec disponibiliza uma gama completa de carregadores para os segmentos privados, públicos, rápidos, ultrarrápidos e wireless. Atributos como inovação e alta performance refletem um portefólio em constante desenvolvimento que responde às necessidades mais exigentes e emergentes do mercado.

A Efacec desenvolve postos de carregamento com equipamentos complementares, como transformadores e quadros elétricos, oferecendo soluções completas. A instalação de equipamentos, contratos de manutenção, software de gestão de redes, armazenamento de energia, gestão dos carregamentos e integração com energias renováveis são apenas algumas das soluções que a empresa oferece. Tanto na cloud como no local, disponibiliza opções com conetividade direta do carregador.

A empresa está presente, de forma ativa, nos maiores mercados de mobilidade elétrica, destacando-se o mercado Europeu e dos Estados Unidos. A Efacec está também atenta a outros mercados, em especial na Ásia, América Latina e a Oceânia, onde já é dominante em alguns países desta região.