Efacec reforça aposta no talento em parceria com a FEUP

A captação, retenção e desenvolvimento de talento é um fator-chave na estratégia de desenvolvimento da Efacec para a próxima década. Para responder a este objetivo, a Efacec acaba de dar mais um passo na sua ligação ao mundo académico ao integrar o programa FEUP Prime, enquanto parceiro estratégico do projeto promovido, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP. No âmbito desta parceria, a Efacec vai apoiar a realização de doutoramentos de alunos da FEUP na empresa.

Aproximar as empresas da universidade, valorizar o talento e o conhecimento produzido, contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de inovação aberta envolvendo empresas exportadoras, startups de base tecnológica e universidades são as linhas-mestras do programa. A iniciativa da FEUP foi apresentada no dia 15 de outubro, numa sessão  que contou com a presença de Paulo Ferrão, Presidente do Conselho Diretivo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), em representação de Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Ao ser parceira desta iniciativa, a Efacec terá a oportunidade de atrair os melhores talentos, envolver estudantes em problemas concretos, trabalhar com investigadores em desafios societais e inovação de ponta. À semelhança de outras iniciativas da Efacec dirigidas à formação, captação e retenção de talento, o envolvimento neste programa da FEUP materializa a estratégia da Efacec de colocar as pessoas no centro do desenvolvimento e da evolução da empresa, de renovação do ADN de talento da Efacec e de promoção da igualdade de género, em particular estimulando o chamado “empowering women in tech.”

A ligação às universidades e a centros de investigação e excelência constitui um fator diferenciador da atuação da Efacec enquanto empresa de referência na área da tecnologia e inovação. Destaca-se a relação com a Porto Business School, parceira exclusiva da Escola de Gestão da Mast3r Academia Efacec; o INESC TEC, entidade parceira em atividades de investigação científica, desenvolvimento tecnológico e transferência de tecnologia, cuja ligação foi recentemente prolongada por mais 25 anos; e a FEUP, entidade que conta com o apoio da Efacec no financiamento de doutoramentos e programas de investigação.

No que concerne à FEUP, a parceria de longa data entre as duas instituições tem-se materializado também através da realização de estágios de alunos da faculdade na empresa. Só nos últimos três anos a Efacec concedeu 72 estágios profissionais e 54 estágios curriculares a alunos da FEUP.

17 Outubro 2018|Pessoas, Tecnologia|