Efacec faz parte do projeto do maior corredor de veículos elétricos da América Latina

Pioneira na área da mobilidade elétrica e líder mundial de carregadores rápidos e ultrarrápidos para veículos elétricos, a Efacec reforça a sua posição no mercado global no Brasil.

Sendo um dos principais fabricantes mundiais de infraestrutura de carregamento de veículos elétricos, com presença em mais de 40 países, a Efacec está presente no projeto de um corredor de postos de recarga elétrica, na Rodovia Presidente Dutra, principal corredor do Brasil, que entrou um funcionamento a 23 de julho.

Esta iniciativa, promovida pela EDP e pelo BMW Group Brasil, possibilita a realização da primeira viagem completa em veículo elétrico entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, sem risco de desabastecimento.

Com um investimento superior a 200 mil euros, este projeto pretende iniciar a transformação do modelo de transporte do Brasil ao assegurar uma autonomia total dos veículos elétricos.

Foram colocados seis postos de carregamento rápido em estações de combustível entre as duas cidades brasileiras, três em cada um dos sentidos da rodovia, a uma distância de 120 quilómetros cada.

Os equipamentos Efacec QC45, fornecidos pela Electric Mobility Brasil, estão disponíveis com os três tipos de conectores (plugs) existentes no mundo e asseguram o abastecimento de todos os modelos de veículos elétricos utilizados no Brasil.

O uso destes equipamentos será gratuito nos primeiros seis meses de funcionamento. Os custos e procedimentos ainda serão decididos entre as empresas e aplicados apenas a partir do próximo ano.

De acordo com os promotores do projeto, o custo da viagem é cerca de um quarto do valor gasto com combustível. Sendo que o tempo estimado para o abastecimento de um veículo com bateria de 22 KWh é de 25 minutos para 80% da carga. Em cada uma das estações é possível recarregar dois veículos ao mesmo tempo. As motas também podem usar o dispositivo.

A Efacec tem estado na linha da frente, antecipando soluções e marcando presença em alguns dos principais projetos de mobilidade elétrica a nível mundial.

Com uma cadeia de valor abrangente, a Efacec atua na geração, distribuição e transmissão de energia; design, engenharia, construção e manutenção de sistemas integrados (EPC – Engineering, Procurement and Contracting) para os setores da energia, ambiente, indústria e caminhos de ferro; e desenvolvimento de soluções de Mobilidade Elétrica e a sua comercialização. O Grupo Efacec está presente em mercados estratégicos como a Europa, os Estados Unidos da América, a América Latina, Ásia, Magrebe e África do Sul.

Notícias: 

EDP e BMW vão ligar São Paulo ao Rio de Janeiro através de postos de carregamentos para carros eléctricos – Jornal Económico

Maior Corredor de veículos elétricos inaugurado na América Latina – Imagens de Marca

Carros elétricos terão postos de recarga ligando São Paulo e Rio a partir da próxima semana – Globo.com

25 Julho 2018|Mobilidade Electrica|