No evento “To The Future, Fast” a Efacec apresentou hoje ao mercado nacional e internacional as novas soluções de mobilidade elétrica com a criação de produtos mais sustentáveis e preparados para a digitalização e a indústria 4.0.

Em constante inovação das suas soluções e produtos, a Efacec apresenta as suas novas soluções de Mobilidade Elétrica que assentam no conceito de Modularidade (Modular Systems), patenteado e aplicado pela empresa, pela primeira vez, em dezembro de 2020, num produto da área de Transformadores, o Transformador Core 40 MVA, e reforça a inovação e o pioneirismo permanentes da empresa.

As novas soluções agora apresentadas para a Mobilidade Elétrica, vão ao encontro das maiores exigências de um setor que marca o futuro das sociedades, e que é crucial para um mundo mais sustentável.

Incremento da funcionalidade do produto com a conectividade digital, ganhos ambientais ao oferecer mais soluções de carregamento elétrico, com menor footprint volumétrico, focando na fiabilidade, durabilidade e alta performance reconhecidas, são apenas algumas das mais-valias, para os clientes e utilizadores finais, das novas soluções apresentadas.

Os produtos lançados oferecem ainda mais design, mais controlo, mais potência, maior versatilidade e flexibilidade (gestão dinâmica de potência), reduzindo o tempo despendido no carregamento e facilitando o processo de manutenção.

No segmento de carga em corrente alternada para qualquer utilizador, público, privado ou frotas, a Efacec criou a nova geração do “Public Charger” que disponibiliza soluções robustas e fiáveis, mais compactas, competitivas e customizáveis.

A Efacec ampliou ainda a linha HV350, uma solução para o segmento de carregadores ultrarrápidos de alta potência, 350 kW, capazes de carregar todos os veículos elétricos, e que oferece agora soluções de carregamento até 500 amperes contínuos. Fiável, robusto e com personalização flexível, o HV350 G2 disponibiliza aos clientes diversas funcionalidades, desenvolvidas de forma a acompanhar os novos desafios tecnológicos e operacionais dos veículos e da infraestrutura energética do setor da mobilidade elétrica.

No segmento de carregadores rápidos, foi apresentado o novo QC120. Esta nova platforma da gama QC permite um upgrade progressivo de potência de 60 kW a 120 kW e tensões de 920 Vcc, bem como o carregamento simultâneo, que permite carregar três veículos elétricos ao mesmo tempo.

A equipa de investigação e desenvolvimento da Efacec desenvolveu também uma nova ferramenta digital de gestão de carregadores e de redes de carregamento – EV Core – Charging Point Management System. A solução digital da Efacec, já implementada em vários clientes de referência nacional e internacional, de diversos setores, permite responder de forma eficaz e customizada às necessidades do negócio de cada cliente. Com esta solução, o cliente pode gerir toda a sua rede de carregamento de veículos elétricos, sendo a plataforma escalável, para garantir a sua compatibilidade com produtos futuros e construída em função das necessidades de informação do cliente.

Todos as novas soluções de carregamento permitem a integração com o Load Management System (LMS) da Efacec, uma ferramenta que permite gerir as
potências das estações no local da instalação, a gestão dinâmica com “smart meters”, bem como a integração com CPMS / OCPP e HMI web based.
Entre os destinatários destes produtos estão utilities, nacionais e internacionais, gestores de frota, gestores de redes de carregamento, públicos e privados.
Na abertura da apresentação, Ângelo Ramalho, Presidente do Conselho de Administração e CEO da Efacec, deu as boas-vindas a mais de 500 convidados, anunciando em primeira mão a extensão da plataforma QC com soluções até 180kW ainda no 1º semestre de 2021. Também a nova plataforma EVCore receberá novas funcionalidades em 2021, passando a incorporar acessos para manutenção e gestão de ativos. A nova geração de carregadores ultra-rápidos da gama HV, será lançada no primeiro semestre de 2022.

O evento contou com a participação de António Félix da Costa, o piloto da DS Techeetah campeão do Mundo de Fórmula E, que analisou a evolução da aplicação da mobilidade elétrica na competição automóvel e a importância da criação de soluções mais sustentáveis que acelerem a mudança de paradigma do combustível ao elétrico.

Em conversa com Ângelo Ramalho, António Félix da Costa destacou o apoio da Efacec à DS TECHEETAH, transmitindo que a vitória do ano passado só foi possível graças ao apoio que recebe da sua equipa e dos parceiros. A par da importância da Efacec nas pistas e na modalidade, António Félix da Costa reconheceu o pioneirismo da empresa no desenvolvimento de soluções inovadoras que contribuem ativamente para a criação de um futuro mais sustentável e que tornam a mobilidade elétrica uma realidade cada vez mais próxima de todos os cidadãos. Motivado para a sétima temporada do campeonato, António Félix inicia amanhã a defesa do título de Fórmula E em Riade, na Arábia Saudita, “tranquilo e muito confiante” após uma “preparação muito bem feita com a equipa”.

Sobre o sistema modular
Aplicado aos novos produtos, o sistema modular permite que cada equipamento possa receber novas funcionalidades ao ritmo das necessidades do cliente e foca-se na Customer Centricity e na Descarbonização continuando o caminho de inovação que foi iniciado em 2009.
Este conceito permite explorar novas funcionalidades e aplicações na gestão digital de redes e equipamentos. Com base no conceito Modular System, a Efacec candidata-se, pela primeira vez, aos Prémios Red Dot Awards (link aqui), o mais prestigiante concurso de design industrial do mundo, com dois produtos lançados em 2020 das áreas de Transportes e Transformadores.