Slide

Red Dot Design Award, a mais prestigiante competição de design do mundo, organizada pelo Design Zentrum Nordrhein Westfalen (Alemanha), distinguiu a Efacec com dois prémios na categoria Product Design 2021 pela sua riqueza estética, impacto de design, funcionalidades digitais avançadas e contributo para a redução da pegada carbónica.

XBarrier100, o mecanismo de barreira para proteção de passagens de nível, e o Transformador Modular (Modular Systems), o primeiro que beneficia da tecnologia modular da Efacec, foram os produtos premiados na subcategoria Industrial Equipment, Machinery and Automation e reforçam a aposta da empresa na excelência, colocando Portugal na rota do melhor design do mundo.

A solução XBarrier100 representa uma abordagem inovadora no campo dos sistemas críticos de segurança ferroviária, através de um mecanismo de barreira de passagem de nível simultaneamente funcional, seguro e esteticamente estimulante, XBarrier100 já foi instalado pela Efacec nos caminhos de ferro suecos, estando em utilização no mercado mais exigente do mundo, pelo Swedish Railway Infraestructure. O Transformador Modular (Modular Systems), apresentado ao mercado em 2020, permite que um mesmo equipamento possa receber novas funcionalidades ao ritmo das necessidades do cliente e alia a tecnologia ao design, mantendo o mesmo “look & feel” para as diversas aplicações, sem comprometer a performance ou a arquitetura geral.

Segundo a avaliação do júri, o Transformador Modularconvence pela sua aplicação sofisticada e esteticamente apelativa de um conceito complexo” e o XBarrier100 caracteriza-se “pela simples funcionalidade e destaca-se acima de tudo pela sua fiabilidade e aparência contemporânea”.

Para Ângelo Ramalho, Chairman e CEO da Efacec, “uma conquista que nos deixa muito honrados e com a certeza de que estamos no caminho certo. Estes prémios são o reconhecimento do talento de uma vasta equipa que trabalhou arduamente nos dois produtos, criando soluções que marcarão a história da Efacec”.

Para Sandra Pombo, Diretora de Marca e Comunicação e Corporate Affairs Officer da Efacec, “Estes prémios são o reconhecimento da aposta estratégica da empresa no design aliado à inovação tecnológica através do lançamento de produtos que nascem do expertise e do talento da equipa Efacec. Com mais de 70 anos de história, e permanente foco na inovação, esta é a primeira vez que a Efacec se candidata ao Red Dot Design Award, conquistando de imediato dois Prémios. Estes demonstram que a indústria não tem que ser cinzenta e pode (é) ser muito sexy. A Efacec, através destas duas distinções, comprova isso mesmo”.

Os vencedores do Red Dot Design Award: Product Design 2021 foram particularmente impressionantes este ano. O design dos seus produtos é excelente, tanto em termos de estética como de funcionalidade. Não é fácil prevalecer num campo tão forte de concorrentes e conquistar o nosso júri. Consequentemente, quero felicitar muito sinceramente os vencedores pelo seu sucesso“, afirmou o Professor Dr. Peter Zec, fundador e CEO da Red Dot Design Award.

O Red Dot Design Award: O Design de Produto remonta a 1955 e reconhece os melhores produtos para um determinado ano. Os cerca de 50 jurados foram mais uma vez fiéis ao lema “Em busca de bom design e inovação” no concurso de 2021. O painel internacional de peritos é composto por especialistas de uma grande variedade de sectores. Avaliaram os produtos inscritos no concurso num processo que se estendeu por vários dias e foram orientados por critérios de avaliação como a qualidade formal do produto, ergonomia e longevidade.

XBarrier100 e o Transformador Modular (Modular Systems) estão disponíveis na exposição online no website Red Dot Design Award e são também incluídos na exposição “Design on Stage” no Red Dot Design Museum Essen, onde todos os produtos premiados são exibidos. Os visitantes do museu podem experimentar a qualidade do design num espaço que apresenta soluções de design contemporâneo e arquitetura industrial histórica. O Anuário de Design do Red Dot 2021/2022 é publicado em agosto e fornece uma visão abrangente do estado da arte e das tendências no design de produtos.

X Barrier100: https://www.red-dot.org/project/xbarrier-100-51516

TRF Modular: https://www.red-dot.org/project/transformer-core-40-mva-51520

Sobre a Efacec

Com uma presença abrangente na cadeia de valor de Energia, Mobilidade e Ambiente, a Efacec atua como fornecedor de soluções e de sistemas integrados EPC (Engineering, Procurement and Construction) e parceiro de serviços O&M (Operations & Maintenance).  A Efacec está presente em mercados estratégicos como a Europa, os Estados Unidos da América, a América Latina, Ásia, Médio Oriente, Magrebe e África Subsariana.

Website: https://www.efacec.pt

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/efacec

Sobre o Red Dot Design Award

A fim de avaliar a diversidade no campo do design de uma forma profissional, o Red Dot Design Award divide-se nas três disciplinas do Red Dot Design Award: Design de Produto, Red Dot Award: Brands & Communication Design e Red Dot Award: Conceito de Design. Com mais de 18.000 candidaturas, o Red Dot Award é um dos maiores concursos de design do mundo. Em 1955, um júri reuniu-se pela primeira vez para avaliar os melhores designs do dia. Na década de 1990, o Director Executivo da Red Dot, Dr. Peter Zec, desenvolveu o nome e a marca do prémio. Desde então, a desejada distinção “Red Dot” tem sido o reverenciado selo internacional de qualidade de design excecional. Os vencedores do prémio são apresentados nos anuários, museus e online. Mais informações estão disponíveis em www.red-dot.de.