Efacec é parceira em projeto pioneiro a nível europeu

A Efacec colaborou num novo e importante projeto no panorama nacional e europeu das energias renováveis com a implementação da Subestação na Central Solar Fotovoltaica “Ourika”, localizada no concelho de Ourique e que representa 1,7 milhões de euros para a empresa. Esta é a primeira infraestrutura do género de grandes dimensões ligada diretamente à Rede Nacional de Transporte da Rede Elétrica Nacional (REN) e é também a primeira central solar fotovoltaica nacional que não tem tarifa garantida pelos contribuintes.

A Efacec foi responsável pela conceção, procurement, instalação e colocação ao serviço da subestação de Alta Tensão, de 45MVA, 30/150kV, que faz a interligação da central à Rede de Transporte, nomeadamente de todo o equipamento de alta e média tensão e respetivo comando e controlo, bem como a interligação com a REN.

A Central Solar Fotovoltaica “Ourika” foi desenvolvida de acordo com o novo regulamento da ligação de geradores às redes da União Europeia e representa um investimento de cerca de 35 milhões que irá permitir a produção de energia suficiente para cerca de 25 mil famílias, evitando a emissão de 49.944 toneladas de CO2 por ano.

A recente inauguração da Central “Ourika” contou com a presença do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, do secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, e do diretor-geral de Energia da Comissão Europeia, Dominique Ristori.

Com uma cadeia de valor abrangente, a Efacec atua na geração, distribuição e transmissão de energia; design, engenharia, construção e manutenção de sistemas integrados (EPC – Engineering, Procurement and Construction) para os setores da energia, ambiente, indústria e transportes; e desenvolvimento de soluções de Mobilidade Elétrica e a sua comercialização. O Grupo Efacec está presente em mercados estratégicos como a Europa, os Estados Unidos da América, a América Latina, Ásia, Médio Oriente, Magrebe e África do Sul.

27 Agosto 2018|Energia|