A região de Medio Mundo, no Peru, é o primeiro local na América Latina a ter em pleno funcionamento uma subestação com sistema de automação completamente digital da Efacec. Trata-se de uma instalação que assegura a estabilidade da rede elétrica e garante o abastecimento seguro de energia a extensas zonas do país. Situada a 175km a norte de Lima, no corredor de linhas de Alta e Muito Alta Tensão, a subestação digital foi entregue à Enel Peru, no âmbito de um contrato de Automação, Proteção e Controlo com a Efacec.

O projeto da subestação digital 220/66 kV enquadra-se na crescente necessidade de energia elétrica na região de Medio Mundo e permite atender às contingências das linhas entre as subestações de Huacho, Supe e Paramonga Nueva. O seu funcionamento irá melhorar a qualidade de vida em mais de 100 mil habitações do Norte Chico de Lima, assim como contribuir para o progresso da região e para o desenvolvimento do setor.

A tecnologia utilizada no projeto, com arquitetura digital ao nível do processo baseada na plataforma CLP 500 SAS da Efacec, caracteriza-se pela inovação, gerando impacto ao nível de uma execução mais eficiente de ações operativas ou corretivas com alta diminuição dos tempos de reposição, assim como na redução dos tempos de intervenção na construção e em caso de novas expansões. Nesta subestação digital, com redução de cabos de cobre em 80% e aumento dos aspetos de segurança com pessoal pela redução de riscos, a Efacec assegura ainda a permanente supervisão do sistema, operada remotamente com elevados níveis de cibersegurança.

Esta é uma das primeiras subestações digitais da Enel na América Latina com uma arquitetura baseada numa rede de fibra ótica para interligação dos equipamentos na sala de controlo (bus de estação) e uma rede de fibra ótica distinta para interligação dos equipamentos de pátio (bus de processo), estando já desde outubro de 2019 em funcionamento parcial, com o nível de tensão de 66kV. Em dezembro de 2020 entrou em serviço o nível de tensão de 220kV, que inclui as interligações às subestações do Operador de Rede de Transporte (TSO) do Peru e conclui, dessa forma, a integração das linhas Huacho-Supe e Huacho-Paramonga na rede nacional.

Em 2008 a Enel Peru (na altura ainda como EDELNOR) iniciou o processo de automatização de subestações elétricas, com o primeiro sistema de proteção, comando e controlo fornecido pela Efacec na subestação de Chillon 220/66 kV. Ao longo deste período, a Efacec tem fornecido a sua tecnologia e os seus sistemas de automação, controlo e proteção de subestações a várias empresas do Grupo Enel na América Latina. Estes projetos consistem num excelente apoio àquelas empresas para uma melhoria contínua da qualidade de serviço nas respetivas redes elétricas, o que atesta a confiança depositada nas soluções e engenharia Efacec, assim como na capacidade de implementação de projetos complexos.

Com uma presença abrangente na cadeia de valor de Energia, Mobilidade e Ambiente, a Efacec atua como fornecedor de soluções e de sistemas integrados EPC (Engineering, Procurement and Construction) e parceiro de serviços O&M (Operations & Maintenance).  A Efacec está presente em mercados estratégicos como a Europa, os Estados Unidos da América, a América Latina, Ásia, Médio Oriente, Magrebe e África Subsariana.