Projeto Mobilizador concluído após três anos de desenvolvimento, com um investimento total de aproximadamente 8,4 milhões de euros

O futuro da Ferrovia é inteligente e sustentável. Este foi o mote da sessão pública de encerramento do projeto Mobilizador Ferrovia 4.0, cofinanciado pela União Europeia no âmbito do Portugal 2020 e desenvolvido por um vasto consórcio liderado pela Efacec. O evento decorreu no dia 20 de julho, no ISEP – Instituto Superior de Engenharia do Porto, e teve uma vasta audiência científica, tecnológica e industrial ligada ao sector.

A iniciativa representou o culminar do vasto trabalho desenvolvido pelo consórcio que agregou 22 entidades do Cluster da Plataforma Ferroviária Portuguesa, no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico – Programa Mobilizadores, do Portugal 2020.

Focado na modernização do setor Ferroviário, o projeto centrou-se na criação de soluções tecnológicas inovadoras, desenvolveu diferentes componentes, ferramentas e sistemas orientados para a sustentabilidade económica, social e ecológica do sistema ferroviário, na redução de custos operacionais e de manutenção, na criação de sistemas de informação mais fiáveis de apoio à tomada de decisão na gestão de ativos, e na criação de sistemas de segurança intrínseca capazes de monitorizar a infraestrutura e desencadear alertas e medidas de proteção/intervenção. Em síntese, na criação de melhores soluções técnicas para uma mobilidade ferroviária mais segura, mais inclusiva, mais amiga do utilizador e mais ecológica.

A par das sessões temáticas e da apresentação das últimas tendências e avanços tecnológicos do setor ferroviário por especialistas, foram apresentados vários dos protótipos desenvolvidos no âmbito do projeto que ofereceram uma perspetiva única das soluções inteligentes e sustentáveis criadas, proporcionando uma experiência imersiva e envolvente aos participantes no evento.

Os resultados do projeto foram muito positivos, tendo o consórcio promovido atividades inovadoras de investigação industrial, desenvolvimento experimental e demonstração de novas soluções, comprovando que é possível, e necessário, impulsionar a aceleração do desenvolvimento industrial ferroviário nacional, promover o reconhecimento internacional e a promoção de oportunidades de cooperação.

A cooperação alargada do ecossistema ferroviário português e o investimento em I&D+i foi o motor da criação de valor, constituindo um fator de diferenciação da concorrência potenciando o crescimento do sector de forma sustentada, assim como a criação de novos empregos e de mais riqueza para o país. O futuro da Ferrovia é 4.0.

O projeto Mobilizador Ferrovia 4.0 representou um investimento total de aproximadamente 8,4 milhões de euros e foi desenvolvido entre 2020 e 2023, pelo consórcio liderado pela Efacec e composto pelos copromotores Almadesign, EVOLEO Technologies, INEGI(Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial), Infraestruturas de Portugal, INOVA+, IPP (Instituto Politécnico do Porto), ISEL (Instituto Superior de Engenharia de Lisboa), ISEP (Instituto Superior de Engenharia do Porto), Instituto Superior Técnico, ISQ (Instituto de Soldadura e Qualidade), Itecons, IT(Instituto de Telecomunicações),LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil), MCG (Manuel da Conceição Graça), Mota-Engil, Nomad Tech, PFP(Plataforma Ferroviária Portuguesa), SOLVIT, Universidade de Coimbra, Universidade do Minho e Universidade do Porto, tendo como parceiro estratégico a CP(Comboios de Portugal).