Efacec, principal fornecedora do programa Smart Grid da EDP

Com uma quota confirmada de setenta e cinco porcento no mercado português de PLC DTC, a Efacec é a principal fornecedora da EDP Distribuição.

Líder em tecnologias para smart grids, a Efacec assegurou uma encomenda da EDP Distribuição para o fornecimento, configuração, instalação e comissionamento de mais de 2000 controladores para transformadores de distribuição (DTC), baseados em controladores G Smart, e mais de 700 detectores de falhas baseados em unidades G Fault.

Medidores de agregação e unidades de controlo de transformadores de distribuição serão instalados em subestações secundárias (MT/ BT), abrangendo todo o território português, estando  já  instalados  e  em  operação  mais de 1500 unidades da gama G Smart. Para um comissionamento e configuração mais eficientes de todos os equipamentos, a Efacec desenvolveu uma nova aplicação de software – a view4grid – uma interface web que reduz largamente os tempos de comissionamento de cada DTC, para além de eliminar erros humanos do processo.

A Efacec é pioneira em smart grids em Portugal, estando envolvida no projecto InovGrid liderado pela EDP desde 2007, com os primeiros DTC baseados em 470 G Smart já em operação no terreno. Esta Unidade é uma fornecedora mundial de produtos e soluções para smart grids, desde medição a SCADA/DMS/OMS avançadas e automação de distribuição, mantendo a actividade de I&D como alta prioridade de forma a garantir a competitividade e presença a longo prazo no mercado mundial e o desenvolvimento de soluções inteligentes que respondam às prioridades da sustentabilidade ambiental, das redes com DER/DR (Distributed Energy Resources/Demand Response), da eficiência económica ou da liberalização do mercado.

13 Junho 2014|Automação|