Infraestrutura vai tratar efluentes de cerca de 200 mil habitantes equivalentes

Atribuído pela AGERE, Entidade Gestora de Águas e Resíduos do Município de Braga, a entidade adjudicante à Efacec, em parceria com as empresas Alexandre Barbosa Borges (ABB) e Névoa, este projeto tem um investimento associado de 29 milhões de eurosm sendo a operação cofinanciada pelo POSEUR em nove milhões.

A nova ETAR de Braga, no Vale do Este terá uma capacidade de tratamento de efluentes de cerca de 200 mil habitantes equivalentes e reforçará o Sistema de Tratamento de Águas Residuais do concelho onde está inserido.
Para este projeto está a ser desenvolvida uma solução que visa a construção de uma instalação sustentável, através da seleção de tecnologias e equipamentos que fomentam a eficiência energética, a reutilização de efluente tratado, a redução de produção de resíduos e, consequente, redução de emissão de CO2 na atmosfera.

O processo adotado baseia-se num tratamento secundário por lamas ativadas, concretizado em reatores biológicos, com remoção de nutrientes, seguido de tratamento terciário composto por desinfeção por UV. O tratamento das lamas inclui uma etapa de digestão anaeróbia com aproveitamento de biogás para a produção de energia e desidratação mecânica de alto rendimento, seguido de secagem solar em estufa.

Cecília Santos, Head of Sales and Tendering da Efacec, afirma: “É com grande entusiasmo que a Efacec abraça este novo projeto que permitirá dar mais um passo no alcance das metas definidas no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos). Ao mesmo tempo que reforça o posicionamento da Efacec como um dos principais players a nível nacional na área do tratamento de águas.”