Efacec na arte do vento

WindArt O “MAIOR PROJETO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUNDO”
ESTÁ EM MOIMENTA DA BEIRA.

Celebra a construção do Parque Eólico do Douro Sul, um dos maiores da Europa, com 150MW de potência instalada, num verdadeiro tributo às energias renováveis.

Um grupo de colaboradores da Efacec aproveitou uma parte do seu fim-de-semana para visitar o Projecto WindArt – no Parque Eólico do Douro Sul.

Para além da dimensão técnica da visita, Joana Vasconcelos e Vhils (Alexandro Farto), foram a principal motivação para a deslocação dos cerca de 40 colaboradores da Efacec a Moimenta da Beira. Os dois artistas portugueses internacionalmente reconhecidos,  projectaram e desenharam os elementos que revestem duas torres eólicas, com cerca de 100 metros de altura e 50 metros de envergadura (pá), num total de 150 metros.

Localizado na Serra de Leomil, que reúne condições únicas de vento num local de excepcional beleza, o impressionante parque visa explorar a integração das torres eólicas na paisagem circundante – quer humana, quer natural – estabelecendo um jogo subtil de interação com a mesma, numa simbiose perfeita e de promoção desta região do país.

A área de Sistemas da Efacec e a Efacec Academy, organizaram a visita que decorreu no dia 24 de Setembro.

Promovido pela Âncora Wind Energia Eólica SA., o WindArt contou com o apoio de um conjunto de entidades, públicas e privadas, entre as quais se encontra a  Efacec que foi a empresa responsável pelo Projecto eléctrico/Subestações, incluindo uma Subestação de 400 kV.