Sistemas Efacec de Carga Rápida para Veículos Eléctricos equipam 430 km da auto-estrada alemã A9, no troço entre Munique e Leipzig

A Alemanha acaba de dar um passo fundamental para o futuro da Mobilidade Eléctrica Europeia, ao equipar, em Maio, o primeiro troço de auto-estrada com infra-estruturas de carregamento de Veículos Eléctricos.

Sob o projecto de investigação “Schaufenster Elektromobilität”, financiado pelo governo federal alemão, a Alemanha acaba de dar um passo importantíssimo para o futuro da Mobilidade Eléctrica Europeia, ao equipar, em Maio, o primeiro troço de auto-estrada com infra-estruturas de carregamento de Veículos Eléctricos (VE).

No âmbito dos projectos da “vitrina” tecnológica (Schaufenster-Projektes), que integram o projecto mais amplo de mobilidade eléctrica na ligação entre a Baviera e a Saxónia, a Siemens, a E.ON e a BMW construíram nove postos de Carregamento Rápido DC (Corrente Contínua) e as infra-estruturas necessárias ao seu funcionamento, ao longo da Auto-Estrada A9 que liga Munique, via Nuremberga a Leipzig.

A ligação, com 430 km de extensão, está agora equipada em nove pontos com Carregadores Rápidos QC45 DC EFACEC, permitindo aos condutores de VEs alemães movimentarem-se, ao longo do referido trajecto, sem qualquer preocupação, dadas as diversas alternativas de carregamento eléctrico disponíveis nestes postos de carregamento.

Focado no novo exigente standard de carga adoptado pelos construtores de veículos alemães, o QC45 DC EFACEC oferece um output multi-standard que contempla tecnologia combinada de Sistemas DC de Carregamento Rápido DC-CCS (Combined Charging System) e de Carregamento AC (Corrente Alternada), trabalhando em paralelo e permitindo a carga simultânea de dois veículos.

Destaques

Participando activamente no desenvolvimento e na construção das infra-estruturas tecnológicas das cidades do futuro, a Efacec é líder no desenvolvimento de soluções para a mobilidade eléctrica, com uma oferta especializada e adaptada às necessidades de cada cliente. A empresa já instalou mais de 3000 unidades de carregamento em todo mundo, das quais mais de 500 correspondem a carregadores rápidos e detém contratos em mais de 20 destinos que, para além da Alemanha, incluem a Holanda, a Noruega, a Suécia, os EUA, a Ásia, o Médio Oriente e a América Latina.

Mais informação no youtube

Schaufenster Elektromobilität | O projecto irá testar o interface dos sistemas de energia, de veículos e de transporte em quatro regiões seleccionadas como “futuras charneiras”. No âmbito do projecto Baviera e Saxónia, que envolve mais de 100 parceiros, serão realizados cerca de quarenta projectos, atingindo um volume total próximo dos 130 M€, financiados pelo governo federal alemão. A Bayern Innovative GmbH e a Saxon Energy Agency SAENA, constituem, conjuntamente, o centro de gestão do projecto, coordenando a mostra tecnológica.
Mais informação em www.schaufenster-elektromobilitaet.org

4 Junho 2014|Mobilidade Electrica|