Projecto inovador da Graciólica, nos Açores, incorpora equipamentos Efacec

A Efacec, através das suas Unidades de Média Tensão e de Automação tem em fase de produção celas de média tensão FLUOFIX de 15 kV, transformadores de distribuição POWERCAST e sistemas de protecção (com relés das Séries 500 e 430) para o projecto inovador da Graciólica, na ilha Graciosa do Arquipélago dos Açores.

Apoiado pelo governo regional, o projecto, que inclui também os testes de ensaios e comissionamento do todo sistema, visa a construção de uma nova central de produção de energia eléctrica proveniente de vento e sol e contribuir para o aumento da produção de energias renováveis, para uma poupança energética e para o fomento da autonomia da Ilha face ao petróleo e aos seus derivados.

Os equipamentos a fornecer serão instalados na subestação de 15 kV associada ao parque eólico e fotovoltaico e ao parque de armazenamento (storage), bem como na subestação de interligação com a rede eléctrica da EDA – empresa responsável pela produção, distribuição e venda de energia eléctrica nos Açores.

Este projecto inovador, gerido pela empresa Younicos – fornecedor mundial de soluções de storage, vai dotar a ilha Graciosa de um novo parque eólico com capacidade para produzir 4,5 MW e de um parque fotovoltaico com capacidade produtiva de 1 MW, incluindo uma central de baterias para o armazenamento de energia produzida (de 3,2 MWh). Pretende-se que o parque permita que 65 % da energia consumida na ilha Graciosa seja proveniente de fontes renováveis.

A participação da Efacec neste projecto comprova a excelência da empresa no fornecimento de soluções para centrais de energias renováveis e de storage a nível mundial.