Upgrade de SCADA EMS apresentado pela angolana RNT

O upgrade do sistema SCADA EMS da Efacec foi objecto de uma apresentação no centro de operações da RNT – Rede Nacional de Transporte de Electricidade, empresa pública responsável pela transmissão de energia eléctrica em Angola.

 

O sistema SCADA da RNT foi renovado e dotado de novas funcionalidades para gestão de redes de energia eléctrica, passando a empresa a dispor de um renovado centro de operações com o sistema de supervisão e controlo tecnologicamente avançado e a operar em ambiente de trabalho moderno e sofisticado.

O sistema agora fornecido, que integra subestações, com os níveis de tensão de 60, 110, 220 e 400 kV, bem como centrais hidroeléctricas e térmicas, centradas nas regiões de norte e centro de Angola, baseia-se no ScateX+ EMS combina as funcionalidades convencionais do SCADA com as aplicações avançadas de energia e representa uma solução de elevado desempenho, permitindo gerir os sistemas de modo eficiente e seguro. A sua plataforma aberta facilita a integração com aplicações do mercado da energia, sistemas de gestão de activos ou outros componentes externos. Neste contexto a gestão e a supervisão remotas da rede de transmissão podem efectuar-se a partir do centro de operações situado em Camama (distrito de Luanda).

 

9 Março 2016|Automação, Energia|