Novos equipamentos Efacec garantem e reforçam o abastecimento energético de Buenos Aires, a capital da Argentina

De forma inédita, Aeronaves especiais Antonov 124 iniciam hoje o transporte dos equipamentos, a partir do Aeroporto de Sá Carneiro, no Porto, para a capital Argentina. O objectivo é garantir que os habitantes de Buenos Aires tenham um presente de Natal muito especial.

A EDESUR, a utility eléctrica responsável pela comercialização e distribuição de energia a Buenos Aires, lançou, em Maio, um concurso internacional para adquirir três subestações móveis.

A condição especial da EDESUR para a adjudicação consistiu em obter a garantia, por parte do fornecedor, quanto à entrega dos três equipamentos num curtíssimo espaço de tempo, com o exigente objectivo de os colocar em serviço no início de Dezembro 2014, a tempo da época natalícia, altura do ano em que ocorrem os maiores picos de consumo de electricidade.

Como forma de garantir o cumprimento no prazo de entrega e na colocação em serviço, logo após os ensaios, na Efacec, e a pedido do cliente, os equipamentos serão transportados para Buenos Aires, por via aérea, recorrendo a Aeronaves especiais Antonov 124 que se deslocarão ao aeroporto Sá-Carneiro para carregar e transportar as três subestações, directamente para o seu destino.

Com prazos de entrega típicos de doze meses, este desafio foi tremendo. Acertar especificações, desenvolver soluções de engenharia, fabricar e entregar as subestações móveis em apenas seis meses!

A Efacec Energia, na sua Divisão de Transformadores de Potência Core e Subestações Móveis aceitou o desafio e ganhou o concurso!

As subestações móveis são equipamentos muito exigentes ao nível da engenharia, obrigando à conjunção de diversos outros equipamentos eléctricos pesados sobre veículos móveis, com dimensões compatíveis para circulação em via pública. Neste tipo de equipamento a equipa de Engenharia da Efacec tira partido não apenas da grande experiência na fabricação de transformadores especiais para estas aplicações, como também das soluções que a Efacec possui, nomeadamente celas de média tensão, controlo e protecção, carregadores de baterias e transformadores de distribuição. Externamente a empresa recorre a parceiros locais para o fornecimento dos veículos especiais, quadros e instalações.  Estes equipamentos congregam o que de melhor o grupo Efacec e Portugal têm para oferecer ao mercado mundial.

Para este projecto, cada subestação móvel é composta por três veículos: o de Alta Tensão com 8,5 m comprimento e 13,5 tons de peso, o de Média Tensão com 9 m comprimento e 15,5 tons de peso e finalmente o do transformador com 14,5 m de comprimento e um peso de 57 tons! Estas subestações são capazes de receber energia com tensão de 132 kV e distribuir uma potência de 35 MVA.

Actualmente a Divisão Core da Efacec Energia é um dos maiores fabricantes mundiais de subestações móveis, conseguindo apresentar as soluções mais complexas para os clientes mais exigentes. Além da sua competência técnica e excelência industrial tem também reputação de ter a capacidade de responder às expectativas dos seus clientes.

A EDESUR, que integra o grupo italiano ENEL, serve mais de 2,3 milhões de clientes e uma população de cerca de 6,2 milhões, numa área de concepção de 3,309 km2.

 

1 Dezembro 2014|Aparelhagem, Transformadores|