Metro Ligeiro do Rio de Janeiro com tecnologia Efacec

A Efacec ganhou um contrato para o fornecimento de equipamentos Retificadores Tiristorizados Auxiliares de 125Vcc, que serão instalados em todas as SE da primeira linha do projeto de Light Rail da cidade do Rio de Janeiro. Este é actualmente um dos principais projetos de transportes do Brasil em termos de revitalização urbana e mobilidade.

Inserindo-se uma área esquecida e degradada do Rio de Janeiro, o projecto vai transformá-la com zonas de lazer, porto turístico, museus, vias sem trânsito automóvel, construção e revitalização de imóveis, túneis para circulação automóvel e um moderno sistema de transporte de 5 linhas de Light Rail.

Este será também o primeiro projeto no Brasil a utilizar um light rail sem Catenária e a primeira linha estará pronta para os Jogos Olímpicos RIO 2016.

Novo equipamento Efacec inteiramente produzido no Brasil

A Efacec desenvolveu um novo equipamento RETIFICADOR TIRISTORIZADO com 6 ou com 12 pulsos.  Sendo este tipo de equipamento muito pouco utilizado na Europa é a tecnologia mais procurada no mercado da América Latina. Por esse motivo, é um dos equipamentos obrigatórios no portfólio de Sistemas de Alimentação de corrente contínua.

Desta forma, foi feita toda a reengenharia do equipamento para o tornar mais simples, reduzindo o custo de montagem. A Efacec desenvolveu ainda novas placas de controlo do equipamento, totalmente adaptadas às exigências técnicas do mercado local, seguindo as novas tendências tecnológicas. Vários equipamentos já se encontram em operação no Brasil, incluindo concessionárias eléctricas, indústria e linhas de Metro.

Todo o desenvolvimento foi feito no Brasil pela equipa própria de engenharia da Efacec, com a colaboração de uma empresa local.