Linked:PM – Um projeto de “Partilha do Conhecimento” e experiencia adquirida nos “Contractos”.

A capacidade de uma empresa aprender com a experiencia ganha durante a execução dos negócios é um fator chave no desenvolvimento da sua competitividade e no aumento da previsibilidade dos resultados.

Em grupos como a Efacec, com varias unidade de negócio que desenvolvem contratos complexos numa variedade de Países com características muito diversas, é difícil ter um sistema eficaz de captura de experiencia adquirida, das dificuldades encontradas e das oportunidades inerentes ao negócio nas diferentes regiões.

A equipa de Gestão de Riscos & Contratos desenvolveu e implementou um processo de gestão de riscos que, através de “Controlling Gates” permite uma monitorização efetiva do progresso dos contratos e a captura de experiencias ganhas, nomeadamente oportunidades, riscos e “Lessons Learned”.
Toda a informação dos contratos existia já num Portal “PMO”. Contudo a acessibilidade à informação pressupõe um controlo de acessos restrito, sendo a informação organizada por contratos. Cedo se viu a necessidade de poder beneficiar da informação armazenada, para suportar o desenvolvimento do negócio. Pelo que se decidiu estudar a possibilidade do sistema poder responder de forma simples a questões relacionadas com execução de projetos complexos.

Por outro lado, existem na internet “sites” especializados com informação relevante sobre o desenvolvimento de negócios, riscos, oportunidades e alertas de segurança nos vários países onde a Efacec opera. Exemplos são o site do “World Bank” e o site do “Gov.uk”. Estes “sites” têm a informação disponível num formato “Linked Open Data” que abre a possibilidade de exploração automatizada por ferramentas especializadas.

Foi pois objectivo do sistema que se decidiu desenvolver, responder a questões do tipo:

  • What are the risks and opportunities for projects in Angola?
  • What are the issues to be taken into account in Environment projects in Morocco?
  • What are the business opportunities for Hydro Power Generation in Central Europe?
    • What are the energy sector business opportunities in Algeria?

Aproveitando os incentivos do QREN para financiamento de projetos ID, a Efacec, em conjunto com a ShortCut , lançou uma candidatura para o projeto “Linked:PM” que foi aprovado pelo QREN.

Este financiamento permitiu o desenvolvimento de um sistema que responde às necessidades identificadas.

O trabalho, liderado pela equipa de “Gestão de Risco & Contractos”, desenvolvido conjuntamente pela ShortCut e Efacec, permitiu a implementação de um sistema versátil com uma forte capacidade de expansão.

O sistema recebe do utilizador questões (em Inglês) relacionadas com o negócio e dá respostas estruturadas de acordo com a informação preveniente do Portal PMO e enriquecida também com informação externa disponível em sites de elevado valor acrescentado.

11 Agosto 2015|Corporativo|