Inauguradas novas linhas ferroviárias na Argélia

Thénia – Tizi Ouzou – Qued Assi

Iniciou-se em Abril a fase de testes do troço Thénia- Tizi Ouzou, uma das novas linhas ferroviárias na Argélia. As Unidades de Negócio de Energia e Transportes da Efacec responsáveis pelo fornecimento chave-na-mão da Subestação de Si-Mustapha, equipada com dois grupos de tração 60/25kV, 20MVA e destinada à alimentação elétrica do respetivo troço de catenária.

O comboio começou a circular no primeiro troço no dia 15 de abril. O outro troço, Tizi Ouzou – Qued Assi, foi inaugurado no início deste mês, encontrando-se também já em pleno funcionamento.

O contrato de construção pertence ao consórcio liderado pela Teixeira Duarte com a participação da Somafel, onde o scope Efacec prevê o fornecimento chave-na-mão de mais uma subestação, sistemas de gestão de rede SCADA, existindo ainda a perspetiva da Efacec implementar um posto de comando centralizado, para comando e controlo à distância do equipamento de catenária desta e das linhas já existentes, EBA e Birtuta-Zeralda.

 

Birtouta-Zeralda

O cliente final ANESRIF – Agence nationale d’études et de suivi de la réalisation des investissements ferroviaires – confirma-se como um cliente de destaque para a Efacec, tendo em Dezembro passado inaugurado à exploração comercial o troço de Birtouta-Zeralda, onde a Efacec foi responsável pelo fornecimento chave-na-mão da Subestação de Tassala pelo comando e controlo do equipamento de catenária.

A ANESRIF elogiou o esforço da Efacec no cumprimento do prazo pretendido para a inauguração e exploração comercial desta nova linha.

23 Junho 2017|Transportes|