Efacec transporta os mais pesados Transformadores Trifásicos até hoje fabricados em Portugal

O transporte especial, cuja 2ª fase se irá realizar entre a fábrica da Efacec, na Arroteia, e o Porto de Leixões, na madrugada de hoje, tem 90 m de comprimento e 710 toneladas e é também o maior de sempre efetuado em Portugal

Trata-se de dois transformadores GSU (Generator Step-Up) de tecnologia SHELL, os de maior potência e mais pesados trifásicos fabricados em Portugal, e destinam-se à empresa americana DUKE Energy, sediada em Charlotte.

A empresa atua no setor energético há mais de 100 anos, como operadora de centrais hidroelétricas, térmicas e nucleares e comercializadora e distribuidora da energia produzida.

Os dois Transformadores GSU em causa serão instalados na Central Nuclear de McGuire, na Carolina do Norte, tendo 750 MVA, 525 / 22.8 kV e 405 toneladas e 760 MVA, 230 / 22.8 kV e 386 toneladas cada. Têm como objetivo ligar  o sistema de geração da Central à rede de transmissão de energia e operam, na maior parte do tempo, 24 horas consecutivas, em plena carga sendo construídos para resistir a regimes intensos de carga, sem envelhecimento prematuro.

Polo da Arroteia