Efacec promove intercambio com CIGRE

A Efacec recebeu nos dias 6 e 7 de março, o grupo de trabalho do CIGRE (*) numa ação que promove a partilha de know-how e experiências sobre desenvolvimento tecnológico de engenharia na produção, transmissão e distribuição de energia elétrica, no qual participaram inúmeros profissionais e distintos especialistas dos mais prestigiados fabricantes de grandes transformadores de algumas utilities de referência do sector de energia (ABB, REN, Universidade Hannover; Toshiba, ESB Irlanda, Burns&Mcdonnell).

A Efacec tem assumido um papel bastante ativo nas iniciativas que o CIGRE tem lançado, estando desde 2017, integrada no grupo de trabalho A2.59, sobre a montagem, reparação e realização de ensaios de alta tensão no local, de transformadores de grande potência.

O desafio tem sido imenso e cada vez mais recorrente, no sentido em que há uma crescente procura de soluções que permitam a montagem, manutenção e/ou reparação de transformadores sem deslocação integral ou parcial do mesmo.

Existem inúmeros obstáculos nos transportes excecionais de cargas pesadas e a necessidade de instalação de máquinas cada vez maiores e mais potentes em locais de difícil acesso, fez com a Efacec desenvolvesse tecnologias e soluções que permitissem ultrapassar estes constrangimentos e sem a necessidade de desenvolver novas infraestruturas, logo com maior rentabilidade para os clientes.

Já se efetuaram sessões de trabalho em Tokyo, Toronto, Cracóvia, sendo que esta 4ªsessão foi realizada nas instalações da Efacec no Porto.

O resultado final do trabalho será divulgado em 2019 através de uma publicação de uma brochura, assim como um tutorial que constituirá uma referência à maioria dos intervenientes no setor de energia e será a base para uma futura normalização.

(*)NOTA:

O CIGRE  – International Council on Large Electric Systems, é uma Associação Internacional não governamental e sem fins lucrativos, fundada em 1921, dedicada ao desenvolvimento do setor de fornecimento de energia através da identificação e desenvolvimento de soluções para a indústria.

14 Março 2018|Servicing|