Efacec liderou a construção a Central de Ciclo Combinado da Refinaria de Luanda

A Efacec construiu a Central de Ciclo Combinado da Refinaria de Luanda (CCRL), em regime de chave na mão e em consórcio com a Ambitermo e a Hidráulica de Angola, assumindo a liderança do consórcio e a coordenação de todas as actividades das diferentes entidades envolvidas neste projecto de elevada complexidade.

EFACEC

 

A recepção provisória da Central, cuja potência total instalada é de 33 MW (2 turbinas a gás de 11MW e 1 turbina a vapor de 11 MW), foi realizada no dia 14 de Dezembro de 2015, iniciando-se nessa data o período de garantia. A Central está actualmente a funcionar em serviço comercial, fornecendo energia à Refinaria de Luanda e injectando o excedente na rede pública.

A CCRL constitui um importante factor de desenvolvimento e sustentabilidade não apenas para a instalação industrial a que se destina (Refinaria de Luanda), mas também para a cidade de Luanda e para o país.

Os combustíveis utilizados nesta fase são Naphta e Diesel, estando os grupos preparados para, posteriormente, virem a queimar Gás Natural. Graças à sua concepção modular, será possível acrescentar no futuro mais um grupo gerador, aumentando a potência instalada para 44 MW.

 

22 Janeiro 2016|Energia|