Efacec ganha novo contrato na Noruega

A Efacec consolidou o seu envolvimento no negócio de transporte urbano na Europa com a participação no projeto de expansão do metro ligeiro de Bergen (Bergen Light Rail – Bybanen), na Noruega. A empresa portuguesa assinou um contrato com a Bybanen Utbygging, um departamento municipal responsável pelo planeamento, conceção e desenvolvimento da Bybanen, para o primeiro passo da fase 4 de construção do Bergen Light Rail.

Nos próximos 18 meses, a Efacec será responsável pelo design completo de todos os sistemas de sinalização e telecomunicações, incluindo comunicações de voz e dados, sistema de rádio, informação pública, videovigilância e deteção de intrusão, localização de veículos, gestão de tráfego e sistema de prioridade e expansão do Centro de Controlo existente, baseado no produto EfaRail, concebido e desenvolvido pela Efacec.

A trabalhar em Bergen desde 2011, a Efacec foi inicialmente escolhida pela Bybanen para a construção de sistemas de energia e catenária para a fase 2, e ainda pelo fornecimento chave na mão do contrato de sinalização e telecomunicações da Fase 3, incluindo a entrega de um novo Centro de Controlo e um novo sistema de Gestão da Estação Ferroviária.

Em 2017, foi aprovada uma nova extensão do sistema Light Rail. Designada como fase 4, a nova linha adicionará à rede mais 10 quilómetros (cinco dos quais subterrâneos) e nove novas estações. O projeto também incluirá a construção do maior túnel para circulação a pé e de bicicleta na Europa, com três quilómetros.

Para além deste projeto em Bergen, a Efacec esteve envolvida na construção de vários outros projetos de transporte, nomeadamente os sistemas de Metro Ligeiro do Porto (Portugal), Dublin (República da Irlanda), e Odense (Dinamarca). A empresa tem apostado fortemente no mercado europeu, tendo sido selecionada para colaborar com os clientes mais exigentes. Este mercado representa agora metade do seu volume de negócios.

A Efacec é uma empresa portuguesa com uma forte presença internacional que produz produtos e soluções para os setores da Energia, Ambiente, Indústria e Transportes e desenvolve soluções de carregamento para a Mobilidade Elétrica.

A Efacec desenvolve a sua atividade em mercados estratégicos, como a Europa (Ocidente e Oriental), os Estados Unidos da América, a América Latina, o Magrebe e a África Austral.

30 Abril 2018|Transportes|