Efacec constrói em Portugal a maior central solar fotovoltaica em ambiente industrial

A Efacec ganhou o concurso de Engenharia, Procurement e Construção (EPC) da maior central solar fotovoltaica instalada em ambiente industrial em Portugal para a The Navigator Company, nova designação do grupo Portucel Soporcel.

O projecto, que entrará em produção em Junho, prevê a instalação de 8.800 painéis solares em cerca de 13.000 m2 na cobertura da máquina de papel do complexo industrial de Setúbal, e irá produzir uma parte da energia eléctrica necessária ao seu funcionamento, cerca de 3.100.000 kWh/ano.

Considerando que uma habitação em Portugal consome, em média, 3.700 kWh/ano, conclui-se que a central terá capacidade anual para fornecer energia eléctrica a cerca de 850 habitações.

O projecto vai permitir a produção de energia eléctrica renovável com emissões de CO2 nulas, evitando a aquisição dessa mesma quantidade à rede eléctrica.

A The Navigator Company é hoje uma das mais fortes presenças de Portugal no mundo.

Para além de operar na área da produção de pasta e papel, ocupa igualmente uma posição de destaque na área de produção de energia a partir de biomassa:

  • Mais de 50 % do total da energia produzida em Portugal a partir de biomassa é gerada pela The Navigator Company
  • 5% da produção total de energia eléctrica em Portugal é gerada pelo Grupo

A importância da The Navigator Company para o desenvolvimento da economia portuguesa revela-se tanto na sua capacidade produtiva e exportadora, que representa 3 % do total de bens exportados por Portugal, como no seu volume de negócios, de cerca de 1% do PIB.