A Unidade de Automação da Efacec está a fornecer à ENE – Empresa Nacional de Electricidade de Angola e a EDEL – Empresa de Distribuição de Electricidade, destacadas utilities angolanas, os sistemas que permitem a gestão e a supervisão avançada das suas redes de energia de transmissão e de distribuição.

A EDEL e a ENE confiaram à Efacec o fornecimento de sistemas SCADA, que se baseiam na plataforma de gestão avançada ScateX+, para os centros de comando, bem como de sistemas de automação, controlo e protecção para as principais subestações do sistema energético.
Os fornecimentos assentam nas plataformas de gestão, automação e supervisão da Efacec, desenvolvidas por equipas especializadas e apoiadas no conhecimento acumulado nos mais de 30 anos da existência da Unidade.

Estes sistemas incluem aplicações avançadas de supervisão e controlo para operação e gestão do sistema 24 horas/7 dias semana, proporcionando funcionalidades necessárias para a gestão de operações da rede numa plataforma modular e extensível.

As subestações são equipadas com os sistemas assentes na plataforma de automação CLP 500, que combina relés de protecção, controladores e interface do utilizador numa plataforma unificada e integrada (comunicações e engenharia).

A Efacec totaliza um conjunto de 17 sistemas encomendados (para subestações convencionais, móveis e postos de corte) dos quais 8 já se encontram em funcionamento.
A subestação de Zango de 60/15 kV foi a mais recentemente comissionada, permitindo que cerca de 20 mil famílias viessem a usufruir de energia eléctrica.
Realça-se também o interesse por parte destas utilities quanto à interligação dos sistemas SCADA instalados nos centros de comando de ambas as operadoras, o que permitirá uma supervisão mais alargada de equipamentos nas redes de transmissão e de distribuição em ambos os centros de comando, garantindo a visibilidade do estado da rede aos operadores de cada uma das empresas.

Com o acentuado crescimento e o rápido desenvolvimento do país, as necessidades energéticas de Angola apresentam um incremento contínuo e exigências acrescidas em termos de funcionalidades para uma correcta gestão de redes de energia. Estas adjudicações revestem-se por isso de elevada importância para a Efacec, demonstrando o reconhecimento por parte destas importantes utilities quanto à valia técnica e tecnológica dos seus produtos e soluções, assente no conhecimento, expertise e aptidão dos seus profissionais.