Celas de Média Tensão e Subestações compactas da Efacec terão como destino a SONELGAZ e a EDIA

A Unidade de Negócios de Aparelhagem recebeu encomendas de dois distribuidores argelinos, Groupe Riadh El Feth e EURL EGDS, para o fornecimento de celas de média tensão para equipar mais de 220 postos de transformação da SONELGAZ- Socièté Nationale de l’Electricité et du Gaz

Esta utility, com quem ao longo dos anos a Efacec tem vindo a realizar diversos projectos de relevo, é a empresa estatal responsável pela distribuição de energia eléctrica e de gás natural na Argélia. No total serão fornecidas mais de 660 celas, com isolamento no ar, do tipo NORMAFIX de 30 kV. As celas NORMAFIX são aplicadas na distribuição secundária, desde a produção de energia eléctrica (eólica, fotovoltaica, entre outras) até às redes de distribuição públicas ou privadas (indústria, serviços e outras aplicações).

Estas celas são totalmente concebidas em chapa de aço, estruturadas em unidades modulares e equipadas com diversas funções. Releva-se que os quadros modulares de 10 kV e de 30 kV encontram-se homologados pela CREDEG, a empresa do grupo SONELGAZ responsável pela homologação e acreditação de equipamentos a serem instalados na rede de distribuição argelina. Já em Portugal a Unidade irá fornecer soluções integradas baseadas em PV Stations para a empresa Orangeways, destinadas a equipar as estações elevatórias do Pisão e de Amoreira da EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva.

Mas a solução completa integrará também edifícios pré-fabricados em betão PUCBET de 36 kV e quadros modulares de isolamento integral em SF6 (GIS) da gama FLUOFIX de 36 kV para instalação interior, bem como equipamentos de outras Unidades de Negócio, nomeadamente transformadores herméticos de 250 kVA construídos de acordo normas exigidas IEC e Ecodesign, unidades de alimentação ininterrupta UPS de 3000 VA e inversores fotovoltaicos EFASOLAR 250.