A Metro do Porto contratualizou recentemente com a EFACEC a atualização do Sistema de Sinalização Ferroviária AEGIS, instalado na Linha do Aeroporto.

Esta decisão da Metro do Porto deve-se ao elevado grau de satisfação com o sistema de sinalização fornecido pela EFACEC em 2013 e este sistema passa a estar plenamente integrado no sistema de gestão de tráfego global da rede, garantindo a necessária segurança de circulação.

Com efeito a Metro do Porto tinha já permitido à EFACEC a instalação do primeiro sistema de sinalização ferroviária de conceção nacional na sua rede, mais concretamente na Linha do Aeroporto, face ao reconhecimento da elevada qualidade das soluções fornecidas e das competências técnicas sempre demonstradas pela EFACEC. O projeto então apresentado, amplamente discutido, foi reconhecido com possuindo a qualidade necessária à elevada responsabilidade requerida.

Em serviço desde 2013, o sistema AEGIS, uma inovadora solução de sinalização ferroviária desenhada e desenvolvida pela EFACEC assente em plataformas de hardware de mercado e assegurando os mais elevados níveis de segurança (SIL-4) segundo os padrões da indústria ferroviária, provou assim corresponder plenamente às exigências da Metro do Porto, numa infra-estrutura de referência europeia para sistemas de mobilidade urbana de tipo Metro ferroviária.

O excelente desempenho do sistema AEGIS foi já comprovado por outras clientes tendo já permitido a sua aceitação pela TII (Transport Infrastructure Ireland) para utilização na nova linha CrossCity do Metro de Dublin, confirmando assim a afirmação da EFACEC num segmento de mercado particularmente difícil pela complexidade tecnológica e pelo caracter crítico para a  segurança dos utilizadores deste meio de transporte,  e sem paralelo na indústria nacional.

26 Maio 2017|Transportes|