A Efacec venceu concurso europeu para a realização de projecto pioneiro na Dinamarca

A Reno-Nord, empresa municipal dinamarquesa sediada em Aalborg, adjudicou à Efacec o projecto e a execução de uma estação de triagem de resíduos sólidos domésticos.

A Efacec, cujo fornecimento no âmbito deste projecto poderá atingir os 2,8M€, venceu o concurso internacional lançado para o efeito, em concorrência directa com empresas austríacas, alemãs e dinamarquesas.

Pioneiro na Dinamarca, o projecto visa a triagem e subsequente valorização dos plásticos e metais que em quantidade crescente estão presentes nos resíduos sólidos domésticos, surgindo como uma importante alternativa de sustentabilidade ambiental ao actual processo de incineração utilizado por aquela empresa.

Iniciada em Abril e com conclusão prevista para Novembro de 2016, a Estação tem capacidade de processamento de cerca de 4,3 toneladas de plástico e de 1,2 toneladas de metal por hora, o que equivale ao processamento dos resíduos sólidos das 250.000 habitações que constituem os três municípios sob a responsabilidade das actividades da Reno-Nord.

Antes da adjudicação, a Reno-Nord visitou, em Portugal, obras de referência de tratamento de resíduos sólidos realizadas pela Efacec.

O nível de desenvolvimento da Dinamarca, considerado o país com o melhor clima de negócios no mundo, acentua a importância da adjudicação deste projecto à Efacec, constituindo um significativo reconhecimento da capacidade técnica da empresa e uma importante e visível referência para a nossa empresa na região.

6 Maio 2016|Ambiente|