A Efacec vai fornecer o novo despacho de operação SCADA da região centro à angolana ENDE

O contrato assinado no passado 10 de abril, entre a Efacec e a CTCE (China Tiesiju Civil Engineering Group Co, Limited.) visa o fornecimento de equipamentos e serviços para implementação de um novo despacho de operação SCADA para a ENDE (Empresa Nacional de Distribuição de Eletricidade) na região centro, em Benguela, Angola.

O novo despacho da distribuição da região centro vai responder ao desafio de dotar a operação de rede da ENDE, das condições e ferramentas necessárias para uma gestão moderna e eficiente da rede de distribuição nas regiões centro, sul e leste, tendo como base a utilização do sistema SCADA baseado na plataforma ScateX+ da Efacec.

O sistema que será fornecido constitui uma solução totalmente comunicante e integrada com o sistema SCADA existente (também fornecido pela Efacec) na ENDE em Luanda, usando o protocolo ICCP, de forma a assim se estabelecer um sistema nacional, redundante, robusto e capaz de responder às necessidades atuais e de crescimento do sistema elétrico de distribuição de energia em Angola.

Além do fornecimento do ScateX+, o projeto inclui a remodelação da sala de operação da subestação de Catumbela situada em Benguela, por forma a torná-la num moderno centro de despacho, incluindo uma sala de reuniões e de videoconferência.

Este contrato insere-se no “Projeto de Eletrificação e Ligações Domiciliares na Província de Benguela” que a empresa chinesa CTCE assinou com a ENDE. A Efacec é subcontratada da CTCE para o âmbito referido.

26 Abril 2017|Automação|