A Efacec vai fazer a eletrificação do Troço Nine / Viana do Castelo da Linha do Minho

O CEO da Efacec, Ângelo Ramalho, assinou o contrato com a IP – Infraestruturas de Portugal.

A Joint Venture Efacec e ABBorges e a IP – Infraestruturas de Portugal, assinaram o contrato no valor aproximado de 4 milhões de euros, para a eletrificação do troço Nine (Vila Nova de Famalicão) – Viana do Castelo.

A Cerimónia decorreu na Estação Ferroviária de Viana do Castelo, no dia 19 de Outubro, e contou com a presença do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, que anunciou que o governo vai antecipar para 2017 a modernização do troço entre Viana do Castelo e Valença, da linha do Minho, face a igual compromisso de Espanha.

A eletrificação dos cerca de 44 quilómetros do troço Nine-Viana do Castelo, a concluir até 2019, será executada no âmbito do projeto de modernização da Linha do Minho que a IP está a implementar e cuja primeira obra no terreno, a empreitada de supressão da Passagem de Nível em Midões, arrancou no final de Junho.
O projeto de modernização da Linha do Minho, que globalmente representa um investimento previsto de 83,2 milhões de euros, tem como principais objetivos aumentar a atratividade e a utilização do troço, melhorar a segurança e a flexibilidade da exploração, reduzir o tempo de trajeto e triplicar a capacidade diária atual dos atuais 15 comboios de 300 metros para 20 de 750 metros.

“A Linha do Minho integra o corredor Eixo Atlântico e a concretização do projeto de modernização reveste-se de extrema importância na ligação da rede ferroviária nacional a Espanha, contribuindo para o aumento da capacidade exportadora de mercadorias da economia nacional”.

Esta empreitada integra-se no Plano de Investimentos Ferroviários 2020 aprovado pelo Governo e apresentado em Fevereiro deste ano.