A Efacec acaba de assinar um contrato para a reabilitação e o reforço de potência da barragem angolana de Luachimo

Com uma duração prevista de 37 meses, o projecto consiste na reabilitação dos equipamentos da barragem já existente e na construção de uma nova central hidroeléctrica.

83 milhões de dólares é o valor do contrato que a Efacec acaba de assinar com a NIARA POWER, enquanto subcontratada da companhia chinesa de engenharia e construção, Gezhouba Group (CGGC), uma das maiores e mais relevantes empresas mundiais no sector da construção civil e em particular na construção de barragens.

A Efacec irá fornecer os equipamentos que reabilitarão e permitirão o reforço de potência do aproveitamento hidroeléctrico de Luachimo, situado na Província de Lunda-Norte. Com o objectivo principal de aumentar a produção de energia nessa província, a empreitada consistirá na reabilitação dos equipamentos da barragem já existente e na construção de uma nova central hidroeléctrica que será equipada com 4 novos grupos geradores de 9 MW cada um, e compreenderá estudos, projecto, fabrico, transporte, montagem, ensaios e colocação em serviço de todos os equipamentos hidromecânicos, grupos geradores, instalações eléctricas e automação.

O contrato reflecte o reconhecimento da competência técnica e competitividade da Efacec, cuja aposta continuada no desenvolvimento e fornecimento de soluções integradas inovadoras para este tipo de empreendimentos, permite uma oferta global de elevado valor acrescentado.

Em Portugal, a Efacec está presente no alargamento da capacidade de grandes centrais hidroeléctricas, de entre as quais se destaca a central do Alqueva, bem como na construção da quase totalidade de outras novas grandes hidroeléctricas, destacando-se, nos anos mais recentes, as de Ribeiradio e Ermida, Foz Tua e Salamonde II.

11 Fevereiro 2014|Energia|