A cidade alemã de Munique foi de novo o palco da eCartec

O evento contou com 37,857 participantes de 74 países

Entre 20 e 22 de Outubro de 2015 a Efacec marcou novamente presença na maior mostra mundial do sector da mobilidade eléctrica e da mobilidade híbrida, levada a cabo na capital do estado alemão da Baviera.

Demonstrando vitalidade e vanguarda tecnológica numa área de actividade particularmente inovadora, a presença em stand da Efacec primou pelo modernismo tecnológico e pela ampla interação com o público, colhendo fortes elogios dos inúmeros visitantes e posicionando a empresa de forma marcante no desenvolvimento futuro do sector.

A Efacec foi de novo escolhida para desenvolver e instalar as suas tecnologias no Metro de Dublin, atrásra nos cerca de 6km de traçado que percorrem 13 estações da novíssima LUAS Cross City
A Efacec acaba de assinar o contrato para fornecimento integral dos sistemas electromecânicos de uma nova linha do Metro de Dublin, a LUAS Cross City, com inauguração prevista para finais de 2017. Esta nova linha representa um dos desenvolvimentos mais importantes na articulação do transporte público na capital da Irlanda, ao permitir interligar, através do centro da cidade, as duas linhas de metro hoje existentes.

Através deste novo contrato atrásra assinado, com um valor superior a 25 milhões de euros, as tecnologias desenvolvidas pela Efacec serão instaladas ao longo dos cerca de 6km de traçado, percorrendo 13 novas estações.

De entre os sistemas que serão desenvolvidos, fornecidos e instalados pela Efacec destacam-se:

Energia: subestações, telecomando de energia (SCADA) e instalações eléctricas

Sinalização: sistema de ajuda à exploração (SAE) e sinalização ferroviária;

Sistemas de Informação: comunicações, informação ao público, transmissão digital via fibra óptica e rádio;

Segurança: videovigilância, detecção de incêndios e controlo de acessos;

Centro de Comando de toda a rede do Metro, incluindo a supervisão de um novo Parque de Veículos.

Devido à sua dimensão e abrangência, este contrato é o claro reflexo da competência da Efacec na actividade dos Transportes, já demonstrada na execução de contratos anteriores com o mesmo cliente, mas também em outros projectos e geografias, de que se destacam os Metros de Nottingham (Reino Unido), Bergen (Noruega) ou Cádiz (Espanha).

Destaca-se ainda que, através da sua unidade de negócios de Transportes, a Efacec conquistou já referências no fornecimento de sistemas e produtos para projectos metro-ferroviários, em cada um dos 5 continentes.

Efacec presente na inauguração na Linha B1 do Metro de Dublin

Foi inaugurada no dia 16 de Outubro pelo Primeiro-Ministro Irlandês, Brian Cowen, uma nova extensão da rede de metro ligeiro de Dublin, LUAS B1, interligando Sandyford a Brides Glen num total de 7,5Km.

O evento contou adicionalmente com a presença de inúmeras individualidades, das quais destacamos a Presidente do Concelho de Dun Laoghaire Rathdown, Lettie McCarthy, e vários representantes do dono da obra, a RPA (Railway Procurement Agency). Este importante projecto custou cerca de 300M€ e foi concluído três meses antes da data inicialmente prevista, permitindo ao operador, firma VEOLIA, transportar mais 2 milhões de passageiros por ano.

Com um total de 12 novas paragens, 4 subestações de tracção e 8 cruzamentos rodo/ferroviários, esta extensão do LUAS tem uma significativa incorporação de engenharia portuguesa, assegurada pela Efacec que foi responsável pelo projecto, fornecimento, instalação e colocação em serviço da totalidade dos sistemas electromecânicos, nomeadamente, sistemas de alimentação eléctrica, sinalização, telecomunicações e telecomando.

A Efacec foi ainda responsável pelo fornecimento do sistema de comunicações embarcado dos 16 novos veículos Citadis 402 e pela substituição do anterior centro de comando e controlo pela plataforma EFARAIL, garantindo dessa forma uma maior adequação às acrescidas exigências da Operação.  Esta delicada migração integrando toda a rede existente foi efectuada sem interrupção da operação comercial, o que demonstra o elevado potencial tecnológico e conhecimento desta empresa portuguesa. O desenvolvimento ambientalmente sustentável da cidade de Dublin continuará a ter a contribuição da Efacec, que estima para o segundo trimestre de 2011 a conclusão de mais uma linha do emblemático sistema de transporte público Irlandês.